//Vamos petiscar em Vila de Pêra?
vila de pera

Vamos petiscar em Vila de Pêra?

Impossível pensar na gastronomia do concelho de Silves sem começar a salivar. Os sabores e as iguarias são abundantes e combinam o melhor da terra e do mar.

Na costa, onde o peixe e o marisco são os alimentos mais confecionados, destacam-se os carapaus alimados, a caldeirada de peixe e a ‘cataplana’. Já no interior da Serra, apreciam-se pratos de caça, como o javali, a lebre, o coelho e a perdiz ou ainda o borrego e o cabrito.

Para finalizar a refeição não pode faltar a degustação da aguardente de medronho, bebida típica e muito apreciada nesta região.

Mas Silves não se fica por aqui (que já não seria pouco), as suas laranjas são reconhecidas entre as melhores do mundo, auferindo de notáveis propriedades por serem proveniente duma região bastante exposta ao Sol e a existência de frutos secos, faz com que a doçaria algarvia tenha várias receitas onde o figo, a amêndoa e a alfarroba são os ingredientes mais comuns, sendo cultivados na região. As estrelas, o D. Rodrigo, a tarte de amêndoa, o morgado, o bolo de figo, a tarte de alfarroba e os bolinhos de amêndoa verdadeiras obras de arte. As laranjas açucaradas e as tangerinas são um preferencial complemento às refeições.

Vila de Pêra – Arraial do Petisco

Verão combina como petiscos e é por isso que o Arraial do Petisco, que vai já na sua 22ª edição está de volta, após dois anos de interregno provocado pela pandemia de COVID-19, nos próximos dias 29, 30 e 31 de julho e dias 5, 6 e 7 de agosto.

O Polidesportivo da Vila de Pêra, no concelho de Silves, terá muita música e os melhores petiscos típicos da região algarvia: Papas de milho, carapaus alimados, caracóis, pipis, xerém de camarão e o já conhecido “Petisco da Casa” são alguns dos manjares à sua disposição durante as seis noites do certame, isto sem esquecer os pratos da noite: o Ensopado de Borrego (6as. feiras), a Feijoada de Choco (Sábados) e a Cabidela de Galinha (Domingos), entre outros.

Haverá também diversos doces típicos regionais para adocicar o paladar, como o Dom Rodrigo, as bolas de ovo, tortas e doces de amêndoa, e muitos mais.

Para além da vertente sociocultural, este evento tem como objetivo, desde a sua génese, a angariação de fundos para o Centro Paroquial de Pêra, uma IPSS com valências que garantem respostas sociais na freguesia, contribuindo para o bem-estar da população.

 

Vinhos de Silves

O concelho de Silves é o concelho que concentra o maior número de produtores de vinhos na região, oito no total, todos eles com vinhos de grande nível. Os ‘Vinhos de Silves’ são um dos produtos tradicionais do concelho, que mais se tem vindo a afirmar no mercado nacional e internacional nos últimos tempos.

Os visitantes poderão apreciar a qualidade destes vinhos nos restaurantes do concelho onde os vinhos que constam da marca ‘Vinhos de Silves’ surgem com destaque, nas suas cartas de vinhos.