Valor médio a gastar, num mês, em refeições durante as férias, com a maioria a comer fora.
Entre 22 e 29 de julho, a Fixando realizou uma análise às preferências dos portugueses em férias.
O estudo que contou com uma amostra de 4.600 utilizadores da plataforma, revelou que os portugueses gastam em média 720 € por mês em almoços e jantares durante as férias, onde a maioria prefere ir comer fora. Segundo esta análise existe também por parte dos portugueses uma grande procura por serviços de catering ao domicílio, com um acréscimo de 68% em junho, comparado com o mesmo período em 2020. São ainda cerca de 45 % os portugueses que preferem não cozinhar em casa, o que revela um aumento de confiança na restauração, nos serviços de catering, e na vacinação.
Jantar fora é um luxo do qual muitos fomos privados durante algum tempo, e não obstante o medo de contágio, as restrições à entrada nos restaurantes e os horários de funcionamento mais apertados, 45 % dos portugueses afirmam preferir comer no restaurante, 10% privilegiam mandar vir comida e 10% preferem contratar pensão completa.
Não restam dúvidas de que a fadiga da pandemia aliada a um aumento da confiança nos serviços de refeições, leva os portugueses a preferirem comer fora nas férias (70%), ou mesmo contratar um chef ao domicílio (16%). Segundo Alice Nunes, Diretora de Novos Negócios da Fixando “assistimos a um desconfinamento emocional em que apesar do contexto pandémico, as pessoas ganham cada vez mais confiança nos serviços, procuram descansar e relaxar durante as férias para recuperarem forças.” E se por um lado estes dados são motivados por uma vontade por parte da maioria das pessoas de relaxar e recarregar forças da ansiedade gerada pela pandemia, Alice Nunes acredita também que “por outro lado, os profissionais da área estão cada vez mais bem preparados para trabalhar e entregar serviços em segurança”.
Outra tendência em crescente evolução é a preocupação com a saúde e alimentação saudável, com 43% dos portugueses a ter algum cuidado com a alimentação e cerca de 55% a ter efetivamente uma alimentação saudável. Neste contexto, 100% dos fornecedores dos serviços de catering afirma ter cuidado na preparação das ementas para garantir a alimentação equilibrada e saudável.
A Fixando
A Fixando é uma plataforma online que ajuda os utilizadores na contratação de serviços locais, simplificando este processo. Nesta plataforma, que opera desde 2017 a nível nacional, podem ser encontradas mais de 1.200 categorias de serviços disponíveis. Para os profissionais, pequenas empresas e freelancers, a Fixando funciona como uma ferramenta para a angariação de mais clientes.
You must be logged in to post a comment.