//Medronho Bottle – uma bebida inovadora
medronho bottle

Medronho Bottle – uma bebida inovadora

‘Medronho Bottle’ é um dos 12 projetos finalistas do concurso ‘Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola’.

Pertencente à categoria ‘Produtores Inovadores’ tem como objetivo desenvolver uma bebida inovadora à base de medronho, mas apresentando baixo teor alcoólico.

Ludovico Gago, de Beja, promotor do projeto ‘Medronho Bottle’ que trabalha numa exploração dedicada à produção de medronho desenvolveu uma bebida suave, inovadora e de baixo teor alcoólico, com caraterísticas distintivas.

medronho bottle

O projeto surge como estratégia de valorização do fruto, objetivando a criação e comercialização de um produto sustentável de valor acrescentado e prevê desenvolver quatro sabores distintos: Original (medronho), Laranja, Lima-Limão e Frutos vermelhos.

Para Ludovico Gago, este projeto “ é o desenvolvimento de uma bebida inovadora à base de medronho, mas com a diferenciação de ser uma bebida de baixo teor alcoólico. O medronho costuma ser uma bebida forte com 30º/40º de volume mas nós queremos fazer uma bebida de baixo teor alcoólico, uma combinação do medronho álcool com o medronho fruto, portanto sumo, em que a taxa de álcool ande a volta dos 4/5 graus. “Este projeto é inovador porque não existe até à data uma bebida feita a partir de medronho de baixo teor alcoólico. Portanto existe a bebida, existe a melosa, existem gins e existe a aguardente, mas são bebidas muito fortes. Nós queremos encontrar uma alternativa ao consumo de mais baixo teor alcoólico.”

O impacto deste projeto em termos de recursos hídricos é muito baixo, porque o consumo de água desta produção é diminuto.

Ludovico Gago explica que “o medronho é uma árvore que não precisa de muita água, produz sempre, se não tiver água produz um pouco menos, mas produz todos os anos. É um produto biológico, um produto que não precisa de fitofármacos, um produto autóctone, da nossa região. A importância de sermos finalistas do prémio crédito agrícola, é um reconhecimento do trabalho que estamos a fazer nestas zonas rurais que também têm a possibilidade de fazer alguma coisa.”

Sobre o ‘Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola’

O Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola é um concurso organizado pelo Crédito Agrícola e pela P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria e está de volta pelo 8º ano consecutivo, para premiar os projetos mais inovadores. Este ano conta com 3 categorias abertas a concurso público, alinhadas com as prioridades do Pacto Ecológico Europeu da Comissão Europeia: a categoria Agro-indústria 4.0, para premiar soluções tecnológicas digitais que promovam a otimização da produção e a gestão eficiente de recursos; a categoria Biotecnologia e Bioeconomia, destinada a projetos que desenvolvam soluções biotecnológicas que respeitem os princípios da economia circular e da bioeconomia e a categoria Produtores Inovadores que se destina a produtores agrícolas ou florestais que incorporem tecnologias ou desenvolvam modelos de negócio inovadores e sustentáveis.