//Leite mais caro e menos queijo Serra da Estrela
serra da estrela

Leite mais caro e menos queijo Serra da Estrela

Os incêndios que assolaram a região da Serra da Estrela vão levar ao aumento do preço do leite e à redução da produção de queijo Serra da Estrela DOP.

Os incêndios vieram, obviamente, fazer com que alguma da fileira do queijo da Serra da Estrela e alguns intervenientes, sobretudo os pastores, que fornecem o leite, batessem no fundo”, referiu o presidente da Estrelacoop – Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela, Joaquim Lé de Matos, explicando que o setor já se debatia com a seca extrema e o aumento dos custos.

Estima-se que o aumento ronde entre 6% a 7% que, segundo Joaquim Lé de Matos, “não chega ao valor da inflação e que vai ser insuficiente, mas vai contribuir para combater o impacto dos incêndios e da seca extrema”.

A Estrelacoop anunciou uma campanha de sensibilização aos consumidores para “o facto de existir uma pulverização do preço do queijo e, por sua vez, uma valorização do preço do leite”.

“Só assim é que esta fileira do queijo Serra da Estrela se manterá à tona”, afirmou Joaquim Lé de Matos, antevendo um aumento entre 50 a 80 cêntimos por quilo de queijo Serra da Estrela DOP.

 

serra da estrela

 

De forma a colmatar esta situação, a Estrelacoop pretende negociar com as grandes superfícies, responsáveis pela comercialização de 75 a 78% da produção, o aumento do preço a que o queijo é comercializado.

“Pelo menos, queríamos chegar aos 18 euros por quilo”, sublinhou o presidente da cooperativa.

Antecipam-se outras dificuldades a longo prazo, devido aos incêndios e à seca extrema, estima-se que o rejuvenescimento da flora e as condições para o semeio de cereais para dar de suplemento às ovelhas vai demorar, no mínimo, dois anos.

“A biodiversidade está colocada em causa e tem de se fazer qualquer coisa a nível governamental, pois não é só aplicar medidas excecionais e apoios financeiros aos pastores”, afirmou Joaquim Lé de Matos.

 

Saiba mais sobre o queijo Serra da Estrela DOP

 

Fonte: Lusa

Imagens: Estrelacoop