//A ‘dobrada do mar’

A ‘dobrada do mar’

A ‘feijoada de sames’ (ou samos) de bacalhau é uma iguaria ainda pouco conhecida.

São mais conhecidos por samos, como os pescadores sempre lhe chamaram. Também se diz que os sames – vamos chamar-lhes samos- são ‘buchos’ de bacalhau, mas na verdade trata-se da bexiga natatória deste peixe, extraída quando se escala o bacalhau e depois são salgados.

Desde há alguns (poucos) anos já se encontram à venda em lojas especializadas em bacalhau, normalmente em embalagens plásticas com os samos conservados em água salgada e, por essa razão, devem ser demolhados. Também se deve retirar a pele escura – como a da barriga – para não ‘amargar’.

 

A forma de confeção mais popular é com feijão branco e não só porque ficam com uma textura algo gelatinosa, mas também pelos ingredientes, onde se inclui chouriço, o saudoso Chefe Silva, entre muitas outras pessoas, chamava-lhe ‘dobrada do mar’.
Há quem substitua o feijão branco por grão-de-bico.

E agora, a receita da Confraria Gastronómica do Bacalhau, exatamente como está no site desta associação gastronómica:
Feijoada de samos para 4 pessoas

Ingredientes
1 cebola média; 2 dentes de alho; 1 latinha de tomate pelado; 0,5 Kg de samos; 2 latas de feijão branco cozido; azeite q.b.; salsa q.b.; piripiri q.b.; sal q.b.; rodelas de chouriço vermelho q.b.; 1 copo de vinho branco.

Preparação
Em primeiro lugar lavam-se os Samos e limpam-se das peles escuras. Depois escaldam-se em água a ferver, passando-os em seguida por água fria e cortando-os aos pedacinhos.
Num tacho fazer um refogado com o azeite, a cebola, o alho e a salsa, tudo muito bem picadinho. Depois de aloirado, deita-se o vinho branco, o tomate pelado, as rodelas de chouriço e os samos aos pedaços.
Quando tudo estiver cozido, deita-se o feijão branco até ferver.
Temperar com sal e piripiri a gosto. Não esquecer a água do feijão que também é necessária.

Foto de embalagem de samos: Liporfir