//Xarém ou Xerém (Amigos do Chefe Silva – 6)

Xarém ou Xerém (Amigos do Chefe Silva – 6)

Receita da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, de que o Chefe Silva era confrade.

(4 pessoas)

Ingredientes:
1 kg de amêijoas; 100 gr de toucinho fumado; 100 gr de chouriço; 100 gr de presunto;
200 grs de farinha de milho;1 dl de vinho branco; sal e pimenta q.b.

Confeção:
Numa tigela lave as amêijoas em água fria e coloque-as em água do mar ou água temperada com sal. Deixe repousar durante 4 horas. Corte o toucinho e o presunto em tiras pequenas e o chouriço às rodelas. Frite-os numa frigideira, em lume brando, depois retire do lume e reserve.
Escorra as amêijoas, coloque-as num tacho e cubra com água. Leve ao lume durante, aproximadamente, 10 minutos.
Retire as amêijoas da água e o miolo das conchas. Reserve e passe o caldo onde cozeu as amêijoas por um passador fino. Coloque novamente o caldo num tacho, junte o miolo das amêijoas e o vinho e leve novamente ao lume a ferver um pouco. Peneire a farinha. Retire o caldo do lume a junte a farinha aos poucos para não encaroçar. Leve novamente ao lume e deixe cozer a farinha, mexendo. Junte as carnes e sirva bem quente.
Nota: As carnes a utilizar deverão ser dessalgadas antes da sua utilização, mergulhando-as em água fria, cerca de 3 a 4 horas, devendo as mesmas, tal como a farinha, serem do tipo caseiro.

Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa
Os aromas frutados das castas Fernão Pires, Chardonnay e Viognier que dão corpo a este vinho são complementados pela frescura que cada uma lhe confere, além de que se revela estruturado e persistente, atributos primordiais para acompanhar este prato pertencente ao receituário de terras algarvias.
Quinta de Vale Mourisco branco 2019

(http://www.quintadevalemourisco.pt)

 

Patrocínio:

 

(Do valor dos patrocínios, 25% é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.)

Nota – As Receitas dos Amigos do Chefe Silva integram a ‘Biografia do Chefe Silva’ editada em livro em 2008 e publicada agora em capítulos semanais no Jornal dos Sabores.
https://jornalsabores.com/category/gastronomia/chefe-silva/