O vinho para esta receita (com ameijoas) da Confraria dos Gastrónomos do Algarve.
Uma das iguarias mais ‘típicas’ do Algarve foi a escolhida para a receita incluída no biografia do Chefe Silva, pela Confraria dos Gastrónomos do Algarve. Uma receita que tem como ingredientes: amêijoas; toucinho fumado; chouriço; presunto; farinha de milho;vinho branco; sal e pimenta.
Para acompanhar esta ‘composição culinária’, os Vinhos de Lisboa sugerem como harmonização o Quinta do Vale Mourisco Branco 2019, assim descrito: os aromas frutados das castas Fernão Pires, Chardonnay e Viognier que dão corpo a este vinho são complementados pela frescura que cada uma lhe confere, além de que se revela estruturado e persistente, atributos primordiais para acompanhar este prato pertencente ao receituário de terras algarvias.
Quinta do Vale Mourisco Branco 2019
Informações Técnicas
CASTAS – Fernão Pires, Chardonnay, Viognier
TIPO DE SOLO – Predominantemente argilo-calcário.
DADOS ANALÍTICOS – Álcool:13,59c Vol Acidez total: 6,8 g/l
VINIFICAÇÃO
Receção com desengace total e esmagamento. Utilização de leveduras selecionadas, fermentação em cubas inox com controlo de temperatura a 26 °C.
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
Cor citrina, aroma tentado com notas de citrinos. Vinho estruturado, fresco e muito persistente.
TEMPERATURA DE SERVIÇO
Deve ser servido à temperatura de 10 °C a 12 °C
A Quinta de Vale Mourisco
Desde sempre se cultivou, na Quinta de Vale Mourisco, a vinha e se produziu o vinho na sua adega. As vinhas antigas foram reestruturadas e a sua adega secular foi reabilitada e modernizada. A quinta tem em produção quatro hectares de vinha das variedades tintas: Touriga Nacional, Syrah, Alicante Bouchet e Tinta Roriz e um hectare de vinha das variedades brancas: Fernão Pires, Chardonnay e Viognier.
Foram instalados em 2016 /2017 mais 35 hectares de vinha de castas tintas e brancas. A Quinta de Vale Mourisco tem excelentes condições para a produção de uvas de qualidade, que só são colhidas para vinificação quando o seu índice de maturação assim o aconselha. As uvas são vindimadas à mão e imediatamente transportadas para a adega.
Patrocínio
Clique AQUI para conhecer esta RECEITA
https://jornalsabores.com/xarem-ou-xerem/
You must be logged in to post a comment.