//Votação para valorização e preservação de castas autóctones

Votação para valorização e preservação de castas autóctones

Lisboa, Loures, Oeiras, Sintra, Montijo, Palmela e Setúbal são os municípios que poderão beneficiar desta candidatura ao Orçamento Participativo.

‘Em Lisboa e Vale do Tejo, novas castas para novos vinhos – Em demanda dos segredos da evolução natural da videira portuguesa’. É este o título do projeto, apresentado na vertente Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, com um orçamento de 200 mil euros.

 

 

 

No site onde é possível votar neste projeto (link no final do texto), entre outras informações  pode ler-se que:

…/…

É a multiplicidade de castas nas vinhas portuguesas que confere distinção aos vinhos portugueses e os tornam apreciados dentro e fora de fronteiras por todos os gostos e preferências. São elas que tornam os vinhos de Portugal uma experiência emocionante de descoberta e surpresa, suportando a nossa mensagem para os apreciadores: Portugal, um Mundo de Diferença!
Portugal é o país da União Europeia que apresenta o maior número de castas de uva autóctones quando comparado à área do seu território. Apenas a Itália se aproxima, mas mesmo assim apresentando um valor que é um terço do português; a França e a Espanha têm 6 vezes menos e a Alemanha quase 40 vezes menos!

…/…

O processo de diversificação não parou; antes está em curso como sempre aconteceu no nosso território desde tempos ancestrais e, potencialmente, podem existir dezenas de castas desconhecidas por entre as mais antigas vinhas que ainda subsistem em Portugal.

…/…

Para se aceder a essas potenciais novidades, o primeiro e mais importante passo é procurar videiras estranhas em vinhas muito velhas do país inteiro,

…/…

A Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira – PORVID conserva (no município de Palmela) uma das maiores coleções de genótipos da videira no mundo, recuperados maioritariamente em vinhas antigas de todo o país onde a diversidade ancestral se encontrava intocada no momento da recolha.

…/…

Um financiamento de 300 000 euros permitirá realizar a análise de 10 000 daquelas videiras conservadas, usando os meios disponíveis em instituições científicas

…/…

 

Para votar: https://opp.gov.pt/proj/38?page=1&ordering=random_order&search=uva