//Volta o ‘Lagoa Wine Experience’
lagoa

Volta o ‘Lagoa Wine Experience’

O município algarvio de Lagoa volta a apostar no enoturismo como oferta diferenciadora nesta região turística.

 

O mês de maio marca o regresso das  ‘Lagoa Wine Experiences’.  A edição de 2022 surge reforçada com mais produtores, mais sessões e novas surpresas preparadas para surpreender os participantes.

Nesta primeira sessão, no dia 28 de maio, sábado, entre as 10h30 e as 18h00, o dia inicia-se na Quinta dos Vales and The Winemaker Experience e o almoço será servido na Única – Adega Cooperativa do Algarve, num edifício que encerra uma longa e rica história para o sector vitivinícola da região.

No período da tarde será a vez de visitar o Morgado do Quintão, um produtor estabelecido numa propriedade histórica, integrada num ambiente rural e que privilegia a produção de vinhos exclusivamente de castas tradicionais do Algarve.

 

Lagoa é um território de vinhas e de vinho desde tempos imemoráveis. Nos últimos anos estabeleceram-se no concelho projetos vitivinícolas entusiasmantes, onde a vinha e o vinho oferecem experiências enoturísticas em harmonia com a gastronomia local, as tradições, o bem-estar ou a arte. São estas experiências enoturísticas que o Município de Lagoa, em parceria com os vitivinicultores aderentes, pretende apresentar nas Lagoa Wine Experiences – LWE.

 

Lagoa Wine Show

Está já programada a próxima edição do ‘Lagoa Wine Show’, nos dia 9, 10, 11 e 12 de junho, com provas de vinho, sabores de vinho, exposição wine sessions, gastronomia e música.

A rua Coronel Figueiredo, também conhecida por ‘Rua Vermelha’, é o local escolhido para este evento que, desde 2015, vinha a acontecer no Centro de Congressos do Arade.

De acordo com o município, a mudança de local está intimamente relacionada com a estratégia do executivo, que pretende apostar nesta localização para atrair outros eventos e dinamizar o comércio local, convidando os visitantes a conhecer uma das artérias mais importantes da cidade.

 

Prémios no II Concurso Cidades do Vinho

O vinho ARVAD, Touriga Nacional e o vinho Marquês dos Vales, Grande Escolha, ambos produzidos no concelho de Lagoa, estiveram em destaque no Concurso Cidades do Vinho, realizado recentemente em Setúbal, arrecadando a Grande Medalha de Ouro e a Medalha de Ouro, respetivamente.

Estiveram a concurso 346 vinhos de 55 municípios, avaliados por 30 jurados. Foram atribuídas 30 Grandes Medalhas de Ouro e 83 Medalhas de Ouro e a cerimónia de entrega de prémios irá realizar-se no próximo dia 11 de junho, na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém.

 “Quero, em nome do município, felicitar publicamente as duas quintas premiadas. É, sem dúvida, mais uma clara evidência da boa qualidade dos vinhos do Algarve e, em particular, de Lagoa”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.