Ser destino nacional de gastronomia e levar às escolas a formação para uma alimentação saudável são objetivos anunciados.
De acordo com presidente da Câmara Municipal, a cidade de Viseu “elege o seu património gastronómico e os seus atributos à mesa como um mote de valorização cultural e turística e, neste âmbito, vamos desenvolver um plano anual de ação em três eixos”.
António Almeida Henriques explicou à agência Lusa que o plano agora anunciado passará pela “valorização cultural, patrimonial e económica de produtos locais, a qualificação de recursos e operadores económicos e um terceiro eixo virado para a promoção e animação” turística.
Em vista está a captação da comunidade local e regional, mas também de todo o mercado nacional e ibérico que, no caso dos vizinhos espanhóis, poderão ser motivados pela presença na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), onde será apresentada “toda a oferta viseense, com foco na gastronomia, e será uma participação ativa”, referiu o autarca sublinhando que Viseu marcará ainda presença, “como é habitual, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), este ano com o foco na gastronomia”.
Outras novidades são as ações formativas para a fileira gastronómica a decorrer durante o ano e as “ações educativas de gastronomia saudável, voltadas para a comunidade escolar e famílias, dentro da nossa lógica de alimentação nas escolas”, acrescentou.
António Almeida Henriques referiu ainda que por um lado pretende-se “promover os nossos produtos tradicionais e a autenticidade dos produtos que são o resultado da nossa cozinha, mas por outro, introduzir inovação, que é o que têm feito os novos ‘chefes’ que não optaram por uma cozinha ‘gourmet’ minimalista, mas mais apurada com uma quantidade que satisfaz quem degusta os produtos e, julgo, há espaço para os nossos cozinheiros tradicionais e para os novos ‘chefes’”, defendeu o autarca.
O destino nacional gastronómico nasce no âmbito da estratégia do ‘marketing’ territorial que a autarquia e a Viseu Marca têm vindo a promover desde 2017, com a criação do ano oficial para visitar Viseu.
Foto: C.M.Viseu