//‘VIRA’, uma cerveja sustentável
cerveja sustentável

‘VIRA’, uma cerveja sustentável

Cerveja ‘VIRA’, a primeira cerveja portuguesa sustentável, produzida com água 100% reciclada e 100% segura, ganha o prémio inovação da Water Reuse Europe 2021.

De acordo com um estudo recente, 95,8% da população portuguesa está disposta a aceitar ‘Água Reciclada’ para usos não potáveis, como lavagem de ruas, irrigação de jardins e outros usos urbanos, agrícolas e industriais. De facto, a maioria da população mostra-se disposta a pagar o tratamento da água reciclada, revelando a crescente consciência socio ambiental portuguesa.

Essas tendências destacam a importância do uso de água reciclada para fins não potáveis como uma das principais medidas de combate à escassez de água. Para chamar a atenção para a importância da utilização racional da água e sensibilizar para a utilização de água reciclada, a Tejo Atlântico, em parceria com a Cervejeira Cerlinx e a Moinhos Água e Ambiente, empresa tecnológica responsável pela osmose inversa utilizada no tratamento das águas residuais, desenvolveu a ‘VIRA’, a primeira cerveja portuguesa sustentável, produzida com água 100% reciclada e 100% segura, com tratamento adicional por ozonização e osmose inversa. 

As Fábricas de Água do Tejo Atlântico (ETAR) tratam cerca de 194 milhões de m3 de águas residuais por ano. Uma parte dessa água pode ter um tratamento adequado para usos futuros compatíveis e, portanto, o projeto ‘VIRA’ pretende atrair ‘fãs’, numa abordagem criativa, divulgando informação e apoiando a população e os decisores na mudança de mentalidades, na implementação de boas práticas ambientais e o uso racional da água. Através da produção de uma Cerveja Artesanal pretende-se demonstrar que é possível utilizar água reciclada em diversas aplicações, ajustando a sua qualidade de acordo com a utilização a que se destina, nomeadamente, utilizações que não requerem água potável.

Este projeto pretende ser um exemplo claro de economia circular, ajudando a reduzir a pressão sobre os recursos hídricos. 

O projeto “VIRA” da Águas do Tejo Atlântico recebe distinção pela reutilização da água e mudança de mentalidades.

A Cerveja Vira foi a vencedora do Water Reuse Europe 2021 Innovation Prize, uma plataforma que tem como objetivo destacar os projetos que inovam na reutilização da água. O projeto vencedor foi um dos três finalistas, os outros dois eram a plataforma brasileira reusodeagua.org e a tecnologia dinamarquesa EcoLoop Sustainable Showring que recicla a água do duche.O “Prémio Inovação 2021” atribuído à VIRA pela organização WATER REUSE EUROPE reflete o compromisso estratégico da Tejo Atlântico na promoção da economia circular no ciclo urbano da água. É a primeira vez que este prémio é atribuído a um projeto português.

 Sobre o Prémio de Inovação da Water Reuse Europe

O objetivo do Water Reuse Europe Innovation Prize é premiar os profissionais que estão abrindo novos caminhos na conceção e entrega de projetos de reutilização de água e mostrar projetos e iniciativas que estão na vanguarda da prática de reutilização na Europa. Em 2017, o primeiro prêmio da Water Reuse Europe foi entregue à Aquabio por sua solução de reutilização de água no site Cucina Sano da Bakkavor em Boston, Lincolnshire, Reino Unido. Em 2019, o Water Reuse Europe Innovation Prize foi atribuído ao novo esquema de reutilização potável indireta de Mörbylånga, na Suécia.

Para mais informações sobre o Prémio de Inovação da Water Reuse Europe, ou Water Reuse Europe em geral, visite:  www.water-reuse-europe.org.