Aponta-se ao rótulo e se o vinho em causa já fizer parte da base de dados, surge o enólogo a explicar.
Recapitulemos; Instala-se a app, autoriza-se o uso da câmara e aponta-se ao rótulo. Se o vinho em causa já fizer parte da base de dados, surge o enólogo a explicar as características, formas de consumo e conservação. Tudo isto num vídeo que posiciona o criador do vinho junto à garrafa e, nalguns casos, levando os efeitos da realidade aumentada ainda mais longe.
A aplicação portuguesa, para smartphones e tablets, chama-se Live Wines Portugal, está disponível em Android e iOS e foi lançada a 30 de Maio para explorar um mercado apetecível de consumidores de vinho que querem saber mais sobre o que estão a beber.
Vinho ‘Aproximar’
O “Aproximar”, vinho comemorativo da “Cidade Europeia do Vinho 2018”, é um dos néctares que integra a “Live Wines Portugal”, uma aplicação de realidade aumentada para telemóvel e tablet que permite ficar a conhecer os néctares e os seus produtores. O lançamento da aplicação decorreu a 30 de maio, no Golf Spot, junto ao Estádio Universitário de Lisboa.
Além dos nove produtores que fazem parte da aplicação, a sessão contou ainda com a presença de representantes da Altice, uma vez que a PT Empresas é entidade parceira, da ViniPortugal e da LarM, entidades que apoiam o projeto.
Recorrendo a tecnologia de realidade aumentada, a aplicação disponibiliza vídeos de enólogos e produtores que apresentam os vinhos aos consumidores. Para isso, basta direcionar o dispositivo para os rótulos das garrafas, acionando o vídeo respetivo.
Cabe a Vasco Miguel, um dos enólogos responsáveis por desenvolver o néctar da ‘Cidade Europeia do Vinho 2018’, a apresentação do ‘Aproximar’ branco – produzido pela Adega Cooperativa da Labrugeira – assim como do ‘Aproximar’ tinto – produzido pela Adega Cooperativa de Dois Portos.
A aplicação encontra-se disponível na Google Store e é de utilização gratuita.
Vinhos acompanhados pelo criador em realidade aumentada
Uma empresa com vocação para fazer apps e nove produtores de vinho lançam aplicação com a voz, a cara e o corpo dos enólogos.
Há mais uma novidade para acrescentar à lista de apps, podcasts e fontes para conversar sobre vinhos, que publicámos em Novembro de 2018. Trata-se de uma aplicação portuguesa, para smartphones e tablets, chamada Live Wines Portugal, disponível em Android e iOS. A principal novidade face à concorrência é que “acrescenta uma nova dimensão” à experiência do vinho. E como é que faz isso? Recorrendo à realidade aumentada.
Lançada a 30 de Maio, a app vem explorar um mercado apetecível de consumidores de vinho que querem saber mais sobre o que estão a beber. E para a empresa LarM, que concebeu esta aplicação, em parceria com a PT Empresas e a ViniPortugal, nada melhor do que ser o próprio enólogo a dar essas informações.
O funcionamento é bastante simples. Instala-se a app, autoriza-se o uso da câmara e aponta-se ao rótulo. Se o vinho em causa já fizer parte da base de dados, surge o enólogo a explicar as características, formas de consumo e conservação. Tudo isto num vídeo que posiciona o criador do vinho junto à garrafa e, nalguns casos, levando os efeitos da realidade aumentada ainda mais longe.
Fizemos duas experiências. Na primeira apontámos a câmara a um vinho do Porto Sandeman Vintage, um dos ainda escassos vinhos disponíveis nesta enoteca virtual, cujo maior desafio nos próximos tempos é crescer.
Assim que o rótulo é reconhecido, surge Luís Sottomayor, enólogo da Sogrape, que é um dos nove produtores que constituem o núcleo fundador da Live Wines Portugal. Sottomayor partilha informações organolépticas, acrescentando dicas sobre o vinho.
“Acredito que esta aplicação é uma total revolução na forma de comunicar, emotivamente, os vinhos”, afirma Miguel Segarra, responsável da Live Wines Portugal.
Aplicações como a Vivino, que tem dezenas de milhões de clientes em todo o mundo, apostam na informação escrita e na recomendação. Já esta aplicação portuguesa abre um canal de comunicação com o produtor.
É certo que a comunicação continua a ter um só sentido (do produtor para o consumidor), mas a forma como esta se estabelece apela a um maior envolvimento.
“Além do aroma, da cor, do sabor, esta aplicação oferece ao consumidor a emoção do criador”, refere a LarM. E como a aplicação quer passar “informação base do vinho, informação da gama, de outros produtos da quinta e do enoturismo”, ela acaba por ter a ambição de se constituir num “embaixador do turismo enológico e dos produtos tradicionais portugueses”.
Fizemos uma segunda experiência com a app, usando o Vinha dos Pardais, um produto da Quinta do Piloto (Setúbal). Quem surge neste caso é o enólogo Filipe Cardoso que tem, neste caso, a companhia de pardais, pássaros que voam, à procura de uva doce, pela Herdade de Agualva, onde se situa a vinha desta família de produtores. É uma apresentação mais elaborada em termos visuais, mas com sobriedade suficiente para não distrair o utilizador.
Herdade das Servas, Quinta do Gradil, Quinta da Caldeirinha, Quinta da Biaia, Adhoc Wine, Torres Vedras/Alenquer e Wine With Spirit, são os outros produtores do núcleo fundador.
A LarM é uma empresa nascida a partir de uma das mais antigas agências de publicidade de Portugal, a Laranja Mecânica. Tem no portefólio outras aplicações de realidade aumentada, domínio em que a LarM se especializou.
Produtos de realidade aumentada anteriores incluem, entre outros, a Regaleira 4.0, com mais de 70 experiências na Quinta da Regaleira (Sintra) e a NazarÉpic, que permite ver, a partir do forte de São Miguel Arcanjo, a onda gigante da Nazaré.
No caso da app dos vinhos, a versão iOS ainda não se encontrava totalmente estabilizada, na altura em que escrevemos este texto. A versão Android estava totalmente operacional.
“Durante todo o projecto, falámos com produtores e especialistas para perceber como deveríamos fazer a aplicação e que modelo de negócio deveríamos aplicar. Foi um investimento difícil, com muitas centenas de horas de técnicos, criativos, comerciais”, explica Miguel Segarra.
Para os consumidores, que poderão conhecer outras experiências internacionais do género como a Living Wine Labels, o importante é que o repositório de rótulos disponíveis e de realidade aumentada desta app cresça, para incluir cada vez mais produtos.
You must be logged in to post a comment.