//Vinhos Portugueses na CNN Brasil
vinhos portugueses na CNN Brasil

Vinhos Portugueses na CNN Brasil

Série de quatro episódios – ‘Vinhos de Portugal: Tradição e Tecnologia’ – tem estreia marcada para 8 de janeiro.

O Brasil destacou-se nas exportações dos vinhos portugueses nos seis primeiros meses de 2021, com um aumento de 42,3% em comparação com o mesmo período de 2020, totalizando cerca de 32 milhões de euros. Estes dados são representativos da sólida reputação que os vinhos portugueses têm vindo a construir nos últimos anos neste País, tornando-se cada vez mais conhecidos pela qualidade e pelos terroirs muito bem classificados no mercado.

É tendo em conta este crescente interesse pelos vinhos portugueses por parte do povo brasileiro que o CNN Séries Originais, programa jornalístico semanal brasileiro, convida os telespectadores a um passeio pelo rico mundo vitivinícola português. O conjunto de quatro episódios com o nome ‘Vinhos de Portugal: Tradição e Tecnologia’ tem estreia marcada para sábado dia 8 de janeiro.

Com um território relativamente pequeno, Portugal surpreende pela riqueza na variedade de uvas e estilos de vinho, e parte dessa diversidade será explorada pela jornalista Elisa Veeck que percorreu as regiões vitivinícolas do Porto ao Alentejo de taça na mão: “Agente viajou mais de 1.500 quilómetros por lugares deslumbrantes, parecem até desenho, e tem plantação de uva em todos os cantos”, conta a apresentadora. Segundo a jornalista, seja em uma rodovia federal ou numa estradinha de terra, é possível ver pela janela do carro que os parreirais estão por toda parte.

vinhos portugueses no Brasil

Percorrendo vinícolas centenárias, as gravações mostram as revoluções tecnológicas que ocorreram ao longo do tempo e que transformaram Portugal no maior consumidor de vinhos per capita do mundo.

A série irá abordar assuntos como o vinho do Porto, o icónico Pêra Manca, a região do Dão, barris que descansam ao som de canto gregoriano, até garrafas que ficam a 30 metros de profundidade dentro de um rio. “Essa condição muda completamente o sabor, é incrível! Tiveram essa ideia ao encontrarem garrafas escondidas dentro de um barco naufragado”, destaca Elisa Veeck e acrescenta “É fascinante compreender as diferenças entre as uvas, aprender sobre o que é tanino, o que é acidez, como são identificadas as notas, quais são as madeiras que fazem os barris onde o vinho descansa”.

O programa, que já foi apresentado por Evaristo Costa, será transmitido na CNN aos sábados às 21h45 (hora do Brasil) e tem 45 minutos de duração. O horário alternativo é os domingos, às 22h30.