Viniportugal faz parceria com associação que representa 96 mil pontos de venda no Brasil.
Com um investimento de 500 mil euros, o evento denominado ‘Festival Vinhos de Portugal’, a decorrer entre 23 de outubro e 01 de novembro, vai promover os vinhos nacionais com um conjunto de ações que incluem banners em meios de comunicação online, formação antecipada para os vendedores das lojas aderentes (online), degustações e campanhas com preços especiais nas lojas, para além de muitos milhares de garrafas que colocarão em destaque, através de gargantilhas, o nome de Portugal.
Trata-se de “uma forma de reagir às dificuldades que o setor está a viver devido à pandemia” refere Frederico Falcão acrescentando que “se os produtores e as CVRs não podem viajar para promover os seus vinhos como faziam com alguma regularidade, somos nós que, encontrando parcerias, vamos procurar reagir e abrir novos caminhos”, esclarece o presidente da Viniportugal.
Através da parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) os vinhos portugueses de mais de 150 produtores que manifestaram interesse em participar estarão disponíveis nos supermercados aderentes entre os 96 mil espalhada por todo o território brasileiro, com especial destaque para os pontos de venda localizados em São Paulo e Rio de Janeiro.
É nestas duas grandes metrópoles que o jornal Público promove há já seis anos o ’Vinhos de Portugal no Rio e em São Paulo’, em parceria com a ViniPortugal e que, no âmbito desta iniciativa, serão este ano realizadas online, no fim-de-semana de 23 de outubro. Para ‘ultrapassar’ a ausência física dos promotores, serão apresentados vídeos de adegas portuguesas.
Em 2015, o Brasil ocupava o nono lugar entre os países que importavam vinhos de Portugal, de acordo com a brasileira ‘Ideal Consultoria’, mas desde 2018 o Brasil passou a ocupar a quarta posição, representando cerca de 6% do total de vinhos exportados por Portugal.
De acordo com Sónia Vieira, diretora de marketing da ViniPortugal “Brasil, Estados Unidos, China e Canadá que em conjunto recebem 60% da nossa verba de promoção” são os mercados prioritários para o vinho de Portugal.
Até ao passado mês de março, quando se iniciou a pandemia, Portugal era o país que mais promovia degustações no Brasil, sendo objetivo da Viniportugal “ampliar a presença dos vinhos portugueses, mas crescer também em valor”, afirma Sónia Vieira.
You must be logged in to post a comment.