Entre 1300 vinhos de diferentes países, Portugal conquistou 111 medalhas no concurso ‘La Selezione del Sindaco’, que ‘junta’ municípios e produtores.
O concurso decorreu entre 31 de maio e 3 de junho e avaliou a qualidade de 1300 vinhos de diferentes países. Portugal participou com 211 vinhos e mais de metade foram premiados, num total de 111 medalhas (mais 14 que na edição de 2017): 12 Medalhas de Grande Ouro, 73 Medalhas de Ouro e 26 Medalhas de Prata.
O vinho mais pontuado do concurso foi o Moscatel de Setúbal Malo. Destaque ainda para o vinho produzido pela Casa Santos Lima, a partir das vinhas situadas na cidade de Lisboa, o vinho Corvos de Lisboa, que ganhou uma Grande Medalha de Ouro.
O município premiado com o maior número de medalhas foi Palmela, com 22 medalhas, seguido do Montijo com 21 medalhas e de Santa Marta de Penaguião, com 11 medalhas.
Na sua 17ª edição, o prestigiado concurso enológico internacional ‘La Selezione del Sindaco’ deslocou-se até à Enoteca Regional de Canelli, um município situado na região do Piemonte, no norte de Itália, na província de Asti, que é uma das regiões produtoras de vinho mais importantes da Itália e um lugar de excelência de vinhos espumantes.
Municípios/Produtores
O concurso ‘La Selezione del Sindaco’ é o único concurso internacional de vinhos que prevê a participação conjunta dos territórios e dos vinhos aí produzidos, envolvendo municípios e produtores. O município premiado com o maior número de medalhas foi Palmela, com 22 medalhas, seguido do Montijo com 21 medalhas e de Santa Marta de Penaguião, com 11 medalhas.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) foi, uma vez mais, uma das entidades parceiras deste concurso — organizado pela associação italiana Città del Vino, Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho e Iter Vitis — e marcou presença em Canelli com um grupo de 14 conceituados enólogos portugueses, representando várias regiões do país. José Arruda, secretário-geral da AMPV, integrou o Comité Científico do Concurso.
Medalhas por Município
Palmela 22; Montijo 21; Santa Marta Penaguião 11; Alenquer 8; Reguengos Monsaraz 7; Penalva Castelo 5; Marco de Canaveses 5; Cantanhede 4; Almeirim 4; Rio Maior 3; Tomar 3;
Oeiras 3; Torres Vedras 2; Gouveia 2; Cadaval 2; Viseu 1; Sobral Monte Agraço 1; Setúbal 1;
Oliveira Hospital 1; Azambuja 1; Alpiarça 1; Alcácer do Sal 1; Santarém 1.
Foto de capa: AMPV