//Vinhos portugueses conquistam 111 medalhas em Itália

Vinhos portugueses conquistam 111 medalhas em Itália

Entre 1300 vinhos de diferentes países, Portugal conquistou 111 medalhas no concurso ‘La Selezione del Sindaco’, que ‘junta’ municípios e produtores.

O concurso decorreu entre 31 de maio e 3 de junho e avaliou a qualidade de 1300 vinhos de diferentes países. Portugal participou com 211 vinhos e mais de metade foram premiados, num total de 111 medalhas (mais 14 que na edição de 2017): 12 Medalhas de Grande Ouro, 73 Medalhas de Ouro e 26 Medalhas de Prata.

O vinho mais pontuado do concurso foi o Moscatel de Setúbal Malo. Destaque ainda para o vinho produzido pela Casa Santos Lima, a partir das vinhas situadas na cidade de Lisboa, o vinho Corvos de Lisboa, que ganhou uma Grande Medalha de Ouro.

O município premiado com o maior número de medalhas foi Palmela, com 22 medalhas, seguido do Montijo com 21 medalhas e de Santa Marta de Penaguião, com 11 medalhas.

Na sua 17ª edição, o prestigiado concurso enológico internacional ‘La Selezione del Sindaco’ deslocou-se até à Enoteca Regional de Canelli, um município situado na região do Piemonte, no norte de Itália, na província de Asti, que é uma das regiões produtoras de vinho mais importantes da Itália e um lugar de excelência de vinhos espumantes.

Municípios/Produtores

O concurso ‘La Selezione del Sindaco’ é o único concurso internacional de vinhos que prevê a participação conjunta dos territórios e dos vinhos aí produzidos, envolvendo municípios e produtores. O município premiado com o maior número de medalhas foi Palmela, com 22 medalhas, seguido do Montijo com 21 medalhas e de Santa Marta de Penaguião, com 11 medalhas.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) foi, uma vez mais, uma das entidades parceiras deste concurso — organizado pela associação italiana Città del Vino, Recevin – Rede Europeia das Cidades do Vinho e Iter Vitis — e marcou presença em Canelli com um grupo de 14 conceituados enólogos portugueses, representando várias regiões do país. José Arruda, secretário-geral da AMPV, integrou o Comité Científico do Concurso.

Medalhas por Município 

Palmela 22; Montijo 21; Santa Marta Penaguião 11; Alenquer 8; Reguengos Monsaraz 7; Penalva Castelo 5; Marco de Canaveses 5; Cantanhede 4; Almeirim 4; Rio Maior 3; Tomar 3;

Oeiras 3; Torres Vedras 2; Gouveia 2; Cadaval 2; Viseu 1; Sobral Monte Agraço 1; Setúbal 1;

Oliveira Hospital 1; Azambuja 1; Alpiarça 1; Alcácer do Sal 1; Santarém 1.

Foto de capa: AMPV