//‘Vinhos & Petiscos’ com os Geoprodutos
celebrar os geoprodutos

‘Vinhos & Petiscos’ com os Geoprodutos

A 3ª edição do encontro enogastronómico é dedicada aos produtos dos cinco geoparques portugueses.

Na Casa do Concelho do Sabugal, em Lisboa, a 3ª edição do ciclo de encontros ‘Vinhos & Petiscos’ será dedicado aos Geoprodutos dos cinco geoparques portugueses integrados na Rede Mundial da UNESCO.

‘Vinhos & Petiscos’, evento promovido pelo SmartFarmer e que tem juntado à mesa da Casa do Concelho do Sabugal os amantes da tradição, do convívio e dos petiscos, regressa este mês com um propósito bem definido: promover os produtos GEOfood dos territórios ‘Geoparques Mundiais da UNESCO’ em Portugal, que integram o Catálogo de Natal SmartFarmer 2021. O Evento terá lugar no dia 25 de novembro, e tal como as edições anteriores, decorrerá entre as 17h30 e as 21h30.

Natal com Sabores do Geoparques

Este ano o SmartFarmer elaborou uma Campanha de Natal em parceria com os cinco geoparques portugueses que se encontram integrados na Rede Mundial da UNESCO. Trata-se de cabazes de Natal inspirados nas diferentes rotas destes geoparques, com o objetivo de divulgar e celebrar o que de melhor se produz no mundo rural, apresentando uma seleção de produtos identitários que preservam o património natural e histórico, reconhecido pela UNESCO, criando valor acrescentado para as comunidades locais e contribuindo para a conservação da Natureza.

Para Emanuel de Castro, coordenador executivo do Estrela Geopark, “O Catálogo de Natal dedicado aos produtos GEOfood, dos territórios Geoparques Mundiais da UNESCO Portugueses, constitui uma oportunidade para muitos dos nossos parceiros locais, pequenos produtores alimentares, de comercializarem os seus produtos, alcançando potenciais clientes que de outro modo seria mais difícil.”

No evento do próximo dia 25 o menu em degustação apresenta os produtos locais e identitários contidos nos Cabazes de Natal SmartFarmer 2021, através da apresentação de iguarias que vão desde a sopa creme amêndoas, chouriças assadas, cogumelos recheados com farinheira até às sobremesas como aletria com cenoura, mel e frutos secoso e algumas surpresas para dar a provar.

cogumelos recheados geoprodutos

Para acompanhar não faltarão vinhos também eles regionais e identitários, como os vinhos dos produtores Quinta dos Termos e Adega de Azueira, reconhecidos nacional e internacionalmente.

A 3ª edição do ‘Vinhos & Petiscos’ contará com a presença de convidados especiais, como o diretor executivo da Oikos, João José Fernandes e os representantes dos 5 Geoparques portugueses: Geoparque Açores, Geopark Terras de Cavaleiros, Estrela Geopark, Arouca Geopark e o Geopark Naturtejo, que apresentarão de forma breve e informal, os respetivos organismos.

A ‘madrinha’ Justa Nobre

Para além dos convidados mencionados, este ‘Vinhos & Petiscos’ contará ainda com uma convidada de excelência que será a ‘madrinha’ do Evento, a chefe de cozinha Justa Nobre, nome incontornável da cozinha portuguesa.

O final da noite contará com a realização do jogo ‘Quem Sabe mais?’, desta vez com perguntas de escolha múltipla sobre os Geoparques, os Produtores e o Mundo Rural. Este passatempo, bastante apreciado no evento ‘Vinhos & Petiscos celebram as vindimas’, mais do que testar ‘quem sabe mais’ sobre as várias temáticas contidas nas perguntas, vai voltar a estimular o convívio e a partilha de conhecimentos, com prémios para os vencedores.

O custo de participação é de 16€ com possibilidade degustação de todos os produtos disponíveis e um copo de vinho incluído, sendo que os participantes poderão adquirir bebidas no local. O número de participantes é limitado pelo que poderá reservar a sua presença AQUI!