//Vinhos e sabores no ‘Portimão Wine Tasting’
portimao

Vinhos e sabores no ‘Portimão Wine Tasting’

Partindo das ostras da Ria de Alvor e do porco no espeto, passando pelos queijos e enchidos combinados com os vinhos tintos leves, brancos frescos e rosés frutados de produtores locais, este certame vínico em Portimão volta depois de um interregno de dois anos devido à pandemia.

Os produtores de vinhos do concelho de Portimão voltam a exibir a sua produção no ‘Portimão Wine Tasting’, a ter lugar nos próximos dias 22, 23 e 24 de julho na Fortaleza de Santa Catarina, uma localização privilegiada.

Durante três dias, haverá muita música, dança e a oportunidade de degustar os vinhos produzidos em Portimão, tendo como cenário a fachada da Fortaleza de Santa Catarina, o rio, e o mar.

Além de terras ideais para a cultura da vinha, em Portimão também se encontram ótimas condições para a viticultura. Aqui, como nas outras três DO controladas, os vinhos tiram proveito da boa insolação durante boa parte do ano. Particularmente os vinhos da Região de Portimão caracterizam-se por serem macios, pouco acídulos, notando-se o álcool generosamente concedido pelo Sol. A Herdade dos Pimentéis, a Quinta da Penina e a Aveleda SA farão as honras da casa “num evento cheio de animação, onde se pode conhecer, provar e adquirir vinhos de qualidade reconhecida, assim como os produtores e enólogos que lhes dedicam trabalho e dão alma”, explica o município.

Terra de bons vinhos e também de boa mesa, no que diz respeito aos sabores, o formato será também informal e variado, indo das ostras da Ria de Alvor ao porco no espeto, passando pelos queijos e enchidos, “que podem ser o acompanhamento perfeito para um vinho tinto mais leve, um branco fresco ou um rosé frutado”, afirmou a organização.

Esta iniciativa é organizada pela Associação Turismo de Portimão (ATP), no âmbito da sua estratégia de promoção e posicionamento do enoturismo.

Nesta sétima edição, o evento tem o apoio do município de Portimão, da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve e da CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve e decorre entre as 20h00 e as 00h00 e com entrada livre, sendo o copo de prova adquirido por 1,50 euros, enquanto que cada prova pode variar entre os dois euros (vinho de colheita) e os 2,50 euros (vinho de reserva).

 

Fotografia: CM Portimão