//Vinhos do Tejo no ‘Festival Nacional de Gastronomia’

Vinhos do Tejo no ‘Festival Nacional de Gastronomia’

Região vitivinícola integra programa dos 40 Anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

A Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos do Tejo (CVR Tejo) foi convidada a integrar o Programa da Celebração dos 40 Anos do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém e os Vinhos do Tejo voltam a marcar a assídua presença. Uma das iniciativas deste programa é o ‘Sabores e Saberes – 40 Anos de História’, evento que decorre de 15 e 25 de Outubro, na Casa do Campino e que terá uma forte componente digital, com a transmissão online da maioria dos momentos. As medidas de segurança serão uma prioridade, sendo que o Plano de Contingência aprovado para o evento prevê uma redução substancial da lotação, bem como a implementação de medidas que visam atribuir segurança e conforto a todos.

A pandemia da Covid-19 leva a que a realização do ‘Festival Nacional de Gastronomia 2020’ se apresente muito diferente dos moldes em que estamos habituados de há 40 anos a esta parte.
Com o apoio da CVR Tejo, os Vinhos do Tejo vão marcar presença de diversas formas e em momentos distintos. No que toca aos néctares propriamente ditos, são de cinco produtores: Quinta da Ribeirinha, Quinta do Arrobe, Quinta do Coro, Quinta Monteiro de Matos e Quinta S. João Batista (Enoport).


Vinhos do Tejo na iniciativa ‘Sabores e Saberes – 40 Anos de História’

Sábado, dia 17 de Outubro de 2020
16h00 Prova de Vinhos do Tejo do produtor Quinta Monteiro de Matos
20h00 Jantar de Sabores e Saberes com o chefe Rui Paula (duas estrelas Michelin)
Harmonização com Vinhos do Tejo do produtor Quinta do Coro

Domingo, dia 18 de Outubro de 2020
16h00 Prova de Vinhos do Tejo do produtor Quinta do Arrobe

Terça-feira, dia 20 de Outubro de 2020
21h30 Conferência “Gastronomia e vinhos: provar, beber e entender”
Moderada pelo sommelier Rodolfo Tristão, consultor da CVR Tejo

Sexta-feira, dia 23 de Outubro de 2020
20h00 Jantar de Sabores e Saberes com o chefe Miguel Gameiro
Harmonização com Vinhos do Tejo do produtor Quinta S. João Baptista (Enoport)

Sábado, dia 24 de Outubro de 2020
16h00 Prova de Vinhos do Tejo do produtor Quinta da Ribeirinha

Sobre a Região Vitivinícola do Tejo:
A Região Vitivinícola do Tejo está localizada no coração de Portugal, a uma curta distância de Lisboa, a capital. A região é cortada a meio pelo rio que lhe dá nome. Largo e imponente, o Tejo é um dos maiores rios de Portugal. Este território vitivinícola tem uma área global de cerca de 7.000 km2, dos quais 12.500 hectares são vinhas, e abrange 21 municípios, um no distrito de Lisboa e os restantes no distrito de Santarém. O rio Tejo é o elemento central e imprime uma profunda influência na caracterização da região, providenciando-lhe distintos ‘terroirs’: o Bairro, com solos argilo-calcários e alguns xistosos; o Campo, com terras mais férteis situadas em zona de aluvião; e a Charneca, com solos arenosos mais pobres. Também o rio dita que a amplitude térmica seja elevada, com dias bastante quentes e noites frescas e húmidas, diminuindo desta forma o stress hídrico das plantas (videiras) e assegurando uma correta maturação das uvas.