//Vinhos do Tejo com 17 vinhos medalhados em concurso mundial
vinhos do tejo medalhados

Vinhos do Tejo com 17 vinhos medalhados em concurso mundial

Vinhos do Tejo destacam-se no maior concurso internacional de vinhos da América do Norte com 17 vinhos medalhados e a Adega do Cartaxo a fazer “trio” na categoria Grande Ouro.

De 7 a 10 de outubro de 2021, realizou-se no Canadá, a 28ª edição do concurso ‘Sélections Mondiales des Vins’, o maior concurso internacional de vinhos da América do Norte realizado sob o alto patrocínio da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da Federação Mundial dos Grandes Concursos Internacionais de Vinhos (VINOFED), que reúne os concursos mais importantes do mundo. Nesta edição, não houve dúvidas acerca da prestação dos Vinhos do Tejo, que foi de bastante relevo, com 17 vinhos medalhados, com destaque para as três medalhas de Grande Ouro, entregues à Adega do Cartaxo.

vinhos do tejo medalhados

Foram vários os produtores do Tejo a brilhar neste concurso: Num total de 54 ouros atribuídos nesta competição, 12 foram para produtores de Vinhos do Tejo, com a Quinta da Lapa a receber cinco. Vencedores de um Ouro cada, estiveram os produtores Casal Branco e a Falua, a Quinta da Alorna, e a Quinta da Badula. A Santos & Seixo recebeu duas medalhas de Prata.

Segundo informação divulgada na secção dedicada aos vencedores de Portugal, no site do ‘Sélections Mondiales des Vins Canada 2021’, no primeiro trimestre de 2021, o Canadá viu as importações de vinhos portugueses aumentar em 13%, face ao período homólogo de 2020, ainda em pré e início de pandemia. No que se refere a este país, Portugal ocupa o 9.º lugar na lista dos países de origem, em volume. Sob a chancela ‘Wines of Portugal’, a marca umbrella criada há 25 anos, Portugal conseguiu consolidar o seu lugar nos mercados internacionais por meio uma estratégia de comunicação forte, com o objetivo de promover a sua diversidade e castas autóctones, como a Touriga Nacional, o Alvarinho e o Arinto, entre outras, num contexto mais recente.

Segue em baixo a lista detalhada dos Vinhos do Tejo Premiados:

Medalhas de Grande Ouro:

Bridão Colheita Seleccionada Touriga Nacional tinto 2017 (Adega do Cartaxo); Bridão Colheita Seleccionada Alicante Bouschet tinto 2017 (Adega do Cartaxo); Bridão Private Collection tinto 2017 (Adega do Cartaxo).

Medalhas de Ouro:

Quinta da Lapa Alvarinho branco 2020 (Quinta da Lapa); Quinta da Lapa Merlot 2017 (Quinta da Lapa); Quinta da Lapa Syrah 2017 (Quinta da Lapa); Quinta da Lapa Reserva 2017 (Quinta da Lapa); Quinta da Lapa Homenagem Reserva 2015 (Quinta da Lapa); Terras de Cartaxo Clássico Reserva tinto 2018 (Adega do Cartaxo); CTX Licoroso Abafado branco 2014 (Adega do Cartaxo); CTX Superior Licoroso Abafado branco 2014 (Adega do Cartaxo); Quinta do Casal Branco tinto 2017 (Casal Branco); Tagus Creek Cabernet Sauvignon Touriga Nacional Reserva tinto 2018 (Falua); Marquesa de Alorna Grande Reserva tinto 2016 (Quinta da Alorna); Quinta da Badula Grande Reserva tinto de 2014 (Quinta da Badula).

Medalhas de Prata:

Nana Reserva tinto 2016 (Quinta da Lapa); Pena Vermelha tinto 2018 (Santos & Seixo).