//Vinhos do Alentejo no Porto e Lisboa
vinhos do alentejo

Vinhos do Alentejo no Porto e Lisboa

Com os olhos postos no consumidor nacional, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) promove dois eventos, um no Porto e outro em Lisboa, que juntam os produtores e enólogos da região para dar a conhecer a qualidade do vinhos do alentejo.

A Norte, os Vinhos do Alentejo reúnem-se, pela primeira vez, nos dias 4 e 5 de novembro no WOW- World of Wine.

Por sua vez, a iniciativa ‘Vinhos do Alentejo em Lisboa’, evento que conta com mais de uma dezena de edições, regressa ao CCB- Centro Cultural de Belém nos dias 18 e 19 de novembro.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal.

Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o ‘Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo’, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.