//‘Vinhos do Alentejo’ com distinção internacional

‘Vinhos do Alentejo’ com distinção internacional

Prémio distingue práticas e programas na área da sustentabilidade e do bom desempenho ambiental.

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) foi galardoado na 11.ª edição do ‘The Drinks Business Green Awards’, prestigiados prémios internacionais que distinguem a liderança de organizações ou empresas no mundo do vinho e bebidas espirituosas no que concerne a boas práticas ambientais e de sustentabilidade.

“É com grande satisfação que anunciámos mais uma distinção do PSVA. Este prémio enche-nos de orgulho dada a qualidade da competição e o seu caracter de abrangência mundial. Reforça igualmente a nossa mensagem de que a sustentabilidade não é uma moda, mas sim o novo paradigma do século XXI. No Alentejo temos a perfeita noção que para que possamos continuar a produzir vinhos de excelente qualidade, temos a responsabilidade de aumentar a capacidade de regeneração e resiliência dos recursos naturais”, salienta João Barroso, coordenador do PSVA.

O PSVA, que assinalou este ano o seu 5.º aniversário, é da responsabilidade da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e foi criado com o objetivo de trazer a produção sustentável, como um todo, à produção vitivinícola da região, ao trabalhar de forma transversal e integrada a atividade económica, o tecido laboral e social e a envolvente ambiental.
Foi na categoria ‘The Amorim Sustainability Award’ para uma associação que o PSVA foi distinguido, concorrendo com o projeto ‘International Wineries for Climate Change’ e também com os ‘Wines of Great Britain’.

Com esta nova distinção, o PSVA encerra o ano 2020 com chave de ouro, contabilizando já oito galardões, entre os quais se destacam os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, uma iniciativa da Comissão Europeia e coordenada, em Portugal, pelo IAPMEI, o recebimento do título de Embaixador Europeu de Inovação Rural pelo projeto LIAISON, uma Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade Agrícola e Sustentabilidade lançada, igualmente, pela Comissão Europeia, ou a “Iniciativa do Ano 2019”, por parte dos Prémios Grandes Escolhas, organizados pela revista com o mesmo nome.

Os “The Drinks Business Green Awards” distinguem organizações e empresas do setor vitivinícola mundial que têm vindo a liderar práticas e programas na área da sustentabilidade e do bom desempenho ambiental.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

Fotos: C.M. Reguengos de Monsaraz