//‘Vinhos A.Gosto’ em Torres Vedras
vinhos a.gosto

‘Vinhos A.Gosto’ em Torres Vedras

A iniciativa ‘Vinhos A.Gosto’ está de volta para celebrar a qualidade dos vinhos de Torres Vedras.

Conhecida como uma das mais extensas áreas vinícolas de Portugal, a Região Oeste, e em particular o município de Torres Vedras, assume-se como um dos maiores produtores de vinho a nível nacional.

Atualmente a qualidade suprime a imagem que outrora referenciava a região, tornando-a numa área de carácter e de excelência. Os vinhos que aqui se produzem são particularmente encorpados, aromáticos e de precioso valor alcoólico nos tintos, e frutados, leves e de baixo teor alcoólico nos brancos.

Com cerca de seis mil hectares de área total de vinha, Torres Vedras beneficia da diversidade do clima, dos solos e das castas.

Se é amante do vinho e gostaria de conhecer melhor os vinhos deste concelho, poderá fazê-lo durante o mês de agosto, de segunda a sexta-feira, entre as 17h00 e as 20h00 no Largo de S. Pedro, que irá acolher, mais uma vez, a iniciativa ‘Vinhos A.Gosto’.

O evento pretende celebrar o vinho de Torres Vedras, através de uma interessante seleção de vinhos locais, onde será possível encontrar alguns néctares vencedores da mais recente edição do concurso de vinhos das ‘Festas da Cidade de Torres Vedras’, como o Alma Vitis Branco e o Quinta da Murnalha Tinto.

Paralelamente, convida-se a uma degustação de propostas gastronómicas de restaurantes do concelho, que vão desde salgados diversos e chouriço assado, jaquinzinhos fritos, choco frito e vitela, passando por e bolinhas de alheira, pica-pau à portuguesa, até salada de bacalhau com grão e iscas de cebolada.

Será ainda proporcionado, às quintas e sextas-feiras, atuações musicais, a cargo de músicos e DJ’s.

O programa da edição deste ano da iniciativa ‘Vinhos A.Gosto’ pode ser consultado aqui:

http://www.cm-tvedras.pt/agenda/detalhes/128903/

 

 IGP Torres Vedras Cidade Europeia do Vinho em 2018

Do total de vinhos produzidos em Torres Vedras, 86,64% são da categoria IGP – Indicação Geográfica Protegida. O município produz apenas 3,51% de vinhos DOP. Os restantes 9,85% são de vinhos comuns.

Em Torres Vedras, a grande produção vitivinícola procura conciliar com a qualidade. Os seus bons vinhos ajudam a projetar o conjunto da sua oferta. Merece destaque, neste sentido, o fato da cidade de Torres Vedras, junto com Alenquer, terem sido escolhidas Cidades Europeias do Vinho no ano de 2018.