//O vinho e a vinha para surdos e invisuais

O vinho e a vinha para surdos e invisuais

Caminhada ‘O Som do teu Sorriso’ tem como objetivo explicar os vinhos e a vinha através dos sons dos sentidos.

Numa aposta na cultura sensorial socialmente integradora, o Soalheiro aceitou o desafio do Movimento Lírio Azul para organizar, no próximo dia 11 de maio, a caminhada ‘ O Som do teu Sorriso’.

Destinada, em especial, às comunidades surda e invisual, a iniciativa tem como objetivo explicar os vinhos e a vinha através dos sons dos sentidos, numa experiência sensorial do terroir de Monção e Melgaço: A Origem do Alvarinho, integrada numa caminhada em trilhos adaptados para cães guia. A iniciativa começa às 10h00, nas Vinhas Soalheiro, em Melgaço.

Para os produtores vitivinícolas “esta é uma oportunidade de comunicar com todos, valorizando e respeitando as particularidades de cada um. Sentir o abrolhamento da vinha e o aparecimento dos cachos da próxima colheita farão desta, uma esta experiência verdadeiramente apaixonante”. Acrescentaram ainda que será “uma experiência certamente enriquecedora para todos os participantes e para o Soalheiro Team”.

O Movimento Lírio Azul, entidade promotora do projeto “O Som do Teu Sorriso”, um projeto que visa a Inclusão da Comunidade Surda e Linguagem Gestual Portuguesa, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo ajudar na construção de um mundo mais justo e inclusivo, tendo como principais áreas de intervenção a igualdade de género/equidade, o combate à discriminação nas mais diversas formas e a luta contra a pobreza e a exclusão social.

O Soalheiro está envolvido em todas as fases da produção dos seus vinhos, desde o acompanhamento das vinhas, à seleção das uvas e desenho dos vinhos. O compromisso da família para o futuro do Vinho Alvarinho é demonstrado na sua dedicação com vista a atingir os mais altos padrões na produção desta casta, no seu investimento sustentado e na sua determinação em preservar o ambiente único da região, através da promoção de uma viticultura sustentável. Integrando a Rota do Vinho Verde Alvarinho, os visitantes vão ter a oportunidade usufruir de um terroir de excelência, podendo aventurar-se nas visitas guiadas, descobrindo nas próprias vinhas as várias dimensões da casta através dos sentidos.