//Vinho tinto melhora a fertilidade

Vinho tinto melhora a fertilidade

Um copo de vinho tinto por semana pode melhora a fertilidade das mulheres.

Esta é uma das conclusões de uma recente investigação levada a cabo pela Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Sobre os benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde já existiam conclusões de vários estudos. Mas agora, uma investigação citada pelo The Independent revela que o resveratrol que se encontra no vinho tinto é um antioxidante tão poderoso que pode mesmo proteger as células do stress biológico, constituindo, por isso, um benefício para os ovários.

Para efetuar o estudo, foram analisadas 135 mulheres com idades entre os 18 e os 44 anos, que anotaram num diário o consumo de álcool e foram alvo de exames de ultra-som regulares para avaliar a saúde dos ovários. Deste estudo foram excluídas grávidas, mulheres com problemas de fertilidade ou que já tinham sido submetidas a algum tipo de cirurgia médica aos ovários.

Apresentado no Congresso Anual da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, no Texas, o estudo mostrou ainda que, enquanto o vinho tinto parece ser útil para quem quer engravidar, o vinho branco e a cerveja não demonstraram resultados relacionados com uma maior fertilidade.

“É uma ideia interessante que uma pequena quantidade de vinho tinto possa estar positivamente associada à reserva do ovário. No entanto, devemos lembrar que a exposição do feto em desenvolvimento ao álcool pode causar danos irreversíveis ao desenvolvimento e, portanto, o consumo de álcool deve ser inferior a seis unidades por semana para as mulheres que desejam conceber”, afirmou o professor Adam Balen, presidente da British Fertility Society.