As mesas de Vila de Frades (Vidigueira) e de Bragança foram apuradas na eliminatória da Batalha.
Estas duas mesas juntam-se a Terras da Chanfana e Vila Real, que já se tinham apurado na semana passada. Em votação desde 20 de julho estão mais 35 mesas candidatas a Maravilha de Portugal. A votação é feita por chamada telefónica e as Mesas vão sendo eliminadas nas Galas a emitir todos os domingos, com duas candidatas apuradas em cada Gala, que passam assim à Final a 16 de setembro. Os números de votação podem ser consultados no site oficial das 7 Maravilhas.
A Mesa de Vila de Frades, freguesia do concelho da Vidigueira, apresentou-se com propostas gastronómicas genuinamente alentejanas:
O fantástico pão que tem um legado na Vidigueira que torna irrecusável o convite para percorrer as suas ‘Terras de Pão’, conhecer as suas ‘Gentes de Paz’ e descobrir a herança do alimento sagrado.
O Queijo de cabra, sempre presente no petisco com vinho de talha, os amigos e as conversas, as décimas e o cante, as adegas e as talhas, as castas e as vinhas, a terra e o céu do ‘País das Uvas’ que definem o ritmo da cultura alentejana.
As sopas de espinafres que sintetizam o melhor da gastronomia alentejana. O pão, o bacalhau, os espinafres, o queijo e o azeite desafiam o paladar na companhia do vinho de talha que alegra o almoço.
E, claro, o vinho de talha, herança e legado do património cultural imaterial que resgata da história a cultural local, os costumes e a tecnologia de vinificação tradicional.
A Mesa de Bragança apresentou, na componente gastronomia:
O folar, que é um pão típico do período da Páscoa, cujo segredo reside no recheio com carnes gordas, certificadas, da região, e assado lentamente no forno a lenha.
O Butelo, criado para fazer o aproveitamento das partes menos nobres do porco que, depois de envolvidas pela bexiga ou pelo bucho e após a cura, deve ser acompanhado pelas casulas (vagem de feijão seca).
A castanha de Bragança, de grande versatilidade gastronómica e valor nutricional que pode ser degustada num delicioso pudim ou em forma de ouriços de castanha.
E o Azeite DOP Trás-os-Montes, cuja qualidade advém do clima, solos e variedades da azeitona, com uma acidez baixa ou muito baixa, de cor amarela esverdeada, que se traduz num aroma e sabor único.
Fotos: 7 Maravilhas à Mesa®