Colocadas no fundo do mar, em Sines, em setembro de 2016, 700 garrafas de vinho da costa alentejana foram ser retiradas da água.
As garrafas estiveram a «repousar» em vários locais e profundidades da zona portuária de Sines onde foram colocadas com a ajuda de mergulhadores, e destinam-se a ser oferecidas aos comandantes dos veleiros da regata «Tall Ships 2017».
O presidente da Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana, José Mota Capitão, explicou à agência Lusa que se trata de vinhos oriundos de sete produtores da costa alentejana, zona vitivinícola que tem vindo a reforçar a sua posição no âmbito dos vinhos da região da Península de Setúbal.
As 700 garrafas foram agrupadas em conjuntos de 50 unidades e posicionadas verticalmente em grades metálicas, construídas propositadamente por formandos do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O município de Sines pretende que a iniciativa se repita e passe a ser “um evento anual”, que contribua para a “promoção dos vinhos da costa alentejana” e da cidade portuária, enquanto “destino turístico”.
A regata de grandes veleiros «Tall Ships 2017» passa por sete países, cruzando o Oceano Atlântico duas vezes e faz escala em Sines entre os dias 28 deste mês e 1 de maio. Deverá trazer ao porto alentejano 28 veleiros com cerca de mil tripulantes, segundo divulgou a Associação Portuguesa de Treino de Vela (APORVELA), uma das entidades envolvidas na organização.
Em Sines, estão programadas atividades de acesso gratuito como visitas às embarcações, desfiles dos tripulantes, concertos e fogo-de-artifício, promovidas pelo município em conjunto com a Administração do Porto de Sines e do Algarve (APS), a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo e a APORVELA