//Vinho: Portugal terceiro mais ‘medalhado’ em Berlim

Vinho: Portugal terceiro mais ‘medalhado’ em Berlim

Entre 6 mil, vinhos portugueses conquistaram 05 medalhas ‘Grande Ouro’, 78 de ‘Ouro’ e 09 de Prata.

O ‘Berliner Wine Trophy’, o maior concurso de vinhos da Alemanha e um dos mais conceituados do mundo, recebeu nesta edição de 2020 (degustação de verão) 6.073 vinhos dos quais foram degustados 5.978.

Entre 29 países participantes, o mais ‘medalhado’ foi a Itália com 36%, seguido de Espanha com 34% e Portugal na terceira posição com 33%, que corresponde a 05 medalhas de Grande Ouro, 78 medalhas de Ouro e 09 medalhas de Prata.

As cinco medalhas de Grande Ouro foram conquistadas por:
Vale Pradinhos Tinto Reserva; Feliz Rocha Premium; Foral de Portimão Grande Reserva; Pouca Roupa/Cidade Branca e Insolito Reserva.

Os três produtores portugueses mais pontuados são:
DFJ Vinhos com 8 medalhas + 20 categoria 4
Casa Santos Lima com 8 medalhas + 10 categoria 4
Ermelinda Freitas com 7 medalhas + 12 categoria 4

De acordo com a organização, “os vinhos classificados na ‘Categoria 4’ obtiveram pontuação suficiente para conquistar medalha de prata, mas não ficaram entre os 30% melhores nessa categoria. Devido ao facto de as regras da OIV – Organização Internacional da Vinha e do Vinho permitiram a atribuição de prémios apenas a 30% das amostras a concurso, existem vinhos com pontuação elevada, como é este caso, que não chegam a ser premiados.

Esta edição, na qual foram premiados 1834 vinhos, com atribuição de 30 medalhas de Grande Ouro, 1636 de Ouro e 168 de Prata obrigou, devido ao COVID-19, a tomar medidas adicionais tanto de organização como de higiene, decorrendo durante 11 dias, com as avaliações da centena e meia de membros do júri, no qual estiveram 12 portugueses, a decorrerem em grupos reduzidos.

Refira-se a participação de 12,2% de vinhos BIO/orgânicos e uma substancial presença de vinhos do ‘novo mundo, nomeadamente da Austrália, Nova Zelândia e Chile.
O ‘Berliner Wine Trophy’ destaca ainda a tendência ascendente, já de edições anteriores, dos vinhos orgânicos, vinhos laranja e vinhos de baixo teor alcoólico.

Nota- Estas foram as informações conseguidas até ao momento. Contamos, em próximas edições, divulgar mais vinhos portugueses premiados.