//Vinho para….’Pézinhos de Coentrada’ (Nisa)
vinho para pezinhos de coentrada

Vinho para….’Pézinhos de Coentrada’ (Nisa)

Um vinho branco da região de Lisboa, feito a partir das castas Arinto e Chardonnay, para este prato típico do Alentejo.

Os “Pézinhos de Coentrada” são uma especialidade da cozinha económica de toda a região do Alentejo. Esta receita mestra da província transtagana faz-se sobretudo de dezembro a fevereiro, sendo tradição o seu consumo nos almoços de Carnaval.

Troviscal Branco grande reservaA Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa – Vinhos de Lisboa – sugere para este prato o Troviscal Grande Reserva branco 2017. Para este prato típico da Região do Alentejo recomenda-se este vinho branco feito a partir das castas Arinto e Chardonnay, devido à sua estrutura e complexidade conferidas pelo tempo de estágio em madeira, que vão limpar o palato e, ao mesmo tempo, deixar um final prolongado na boca.

Localizada no concelho de Sobral de Monte Agraço, na Região Vinícola de Lisboa, a Quinta do Cerrado da Porta é uma pequena empresa de caracter familiar. Talvez seja isso que lhe dá a liberdade para produzir vinhos “fora da caixa”, que retiram do solo e do clima todo o potencial de uma região privilegiada pelos seus terrenos argilo-calcários, encostas entre 200 e 300 metros de altitude, noites frias, nevoeiros matinais e a permanente ação dos ventos atlânticos.

As uvas brancas provêm de cepas plantadas nas zonas mais frescas e ventosas, resultando vinhos de notável aroma e frescura. As castas tintas, pelo contrário, estão localizadas nas zonas mais baixas e solarengas, capazes de criar o stress hídrico essencial para um bom amadurecimento em clima atlântico, produzindo vinhos aromáticos, com acidez, corpo e estrutura muito equilibrados.

Site deste produtor: www.cerrado-da-porta.pt

Patrocínio:

 

Para conhecer esta esta receita mestra da província transtagana AQUI.