//Vinho para… ‘Favas à Algarvia’
vinho para favas a algarvia

Vinho para… ‘Favas à Algarvia’

Aromas frutados e florais da casta Viognier, e a frescura aromática da Chardonnay, enaltecida pela maçã verde….

No Algarve, este prato começou por ser típico da serra nos concelhos de Albufeira e Silves (hoje já existe noutras localidades). No séc. XIX, a fava era considerada uma leguminosa de alto valor nutritivo, muito frequente na região de Loulé, sobretudo nos meses de Março e Abril, época em que aparecia no estado verde, fresca e tenra, pronta a ser consumida.

vinho quinta do pinto

A Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa – Vinhos de Lisboa – sugere para este prato o vinho Quinta do Pinto Estate Collection Viognier & Chardonnay 2018.

Os aromas frutados e florais da casta Viognier, e a frescura aromática da Chardonnay, enaltecida aqui pela maçã verde, resultam num vinho fresco aliado à sensação de mineralidade. Eis as características perfeitas para equilibrar os sabores dos enchidos usados na confeção desta receita algarvia, sem desvirtuar o paladar das favas, que tão bem “casam” com este branco.

Entre as encostas da serra de Montejunto, viradas a sul e a poente, e as margens do rio Tejo, as vinhas da zona de Alenquer – em plena Região Vitivinícola de Lisboa – formam grandes manchas contínuas, protegidas pelas barreiras naturais dos ventos húmidos e frios de origem atlântica. As terras, densamente agricultáveis, favorecem a maturação das uvas e a produção de vinhos mais concentrados, nomeadamente tinto, branco e rosé. Na zona de Alenquer – ‘vila-presépio ‘-, percorrem-se as mais castiças aldeias rurais do Oeste, com os seus moinhos e casarios brancos, intercaladas por imponentes casas solarengas e por um conjunto monumental de Igrejas e Conventos de elevado valor histórico. Na adega da Quinta do Pinto encontra um excelente exemplo do que os vinhos portugueses da região de Lisboa têm para oferecer.

A paixão dos proprietários pelo vinho e a sua relação com a terra – proveniente de um núcleo familiar de cinco gerações ligadas à agricultura e ao vinho – foram os alicerces para o entusiasmo e dedicação de toda a Família a este projeto. O ‘namoro’ de António Cardoso Pinto com esta propriedade teve início da primeira vez que a visitou. O estilo da casa – do século XVII, adjacente a uma adega de alvenaria – a riqueza dos solos com exposição a sul – a beneficiar da influência atlântica – e o historial da qualidade dos vinhos ali produzidos foram determinantes para a escolha do local onde construir este ambicioso projeto familiar. Rita – a filha do impulsionador do projeto – é a administradora da propriedade, contando ainda com os seus dois irmãos, Ana e Francisco, no desenvolvimento do mesmo.

 

Site deste produtor: www.quintadopinto.pt

 

Patrocínio:

 

Para conhecer esta receita onde reside todo o sabor da tradição da gastronomia do Algarve aceda AQUI: https://jornalsabores.com/algarve-favas-a-algarvia-silves/