//Vinho para Delicia de Chocolate

Vinho para Delicia de Chocolate

Para este doce a sugestão vai para um Colheita Tardia da Região dos Vinhos de Lisboa.

Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa – Capicua Colheita Tardia

Com esta Delícia de Chocolate cujo interior se apresenta em forma de mousse de chocolate, o ideal é combinar com esta colheita tardia feita a partir da casta branca Moscatel Graúdo vindimada a 1 de novembro de 2016 e caracterizada pela sua complexidade aromática. Sirva entre os 10° C e os 12° C.

 

Sobre o Capicua Colheita Tardia

Vinho produzido exclusivamente com uvas Moscatel Graúdo. A colheita foi feita no dia 31 de outubro, várias semanas depois da data ideal de colheita, o que determinou desidratação e aumento da concentração de açúcar. Tendo o mês de outubro de 2016 tido um início húmido a que se seguiu um período de algum calor, criaram-se boas condições para o desenvolvimento de “podridão nobre” pela ação do fungo botrytis cinerea, que acrescentou sabor e distinção ao vinho assim produzido. Foi feita prensagem pneumática lenta de cachos, sem desengace nem esmagamento. O mosto fermentou durante cerca de 1 semana, quando o processo foi suspenso para manutenção de açucares. O estágio foi feito em cuba de inox, sendo o engarrafamento sido feito na primavera de 2019.
Vinho de cor dourada, com aroma intenso. Na boca revela-se ligeiramente doce, elegante e com delicada estrutura. Vinho de sobremesa, excelente para acompanhar frutos secos.
Ano de produção: 2016 – Em comercialização: 2016

A Quinta do Cerrado da Porta
www.cerrado-da-porta.pt

Localizada no concelho de Sobral de Monte Agraço, na Região Vinícola de Lisboa, a Quinta do Cerrado da Porta é uma pequena empresa de caracter familiar. Talvez seja isso que lhe dá a liberdade para produzir vinhos “fora da caixa”, que retiram do solo e do clima todo o potencial de uma região privilegiada pelos seus terrenos argilo-calcários, encostas entre 200 e 300 metros de altitude, noites frias, nevoeiros matinais e a permanente ação dos ventos atlânticos. As uvas brancas provêm de cepas plantadas nas zonas mais frescas e ventosas, resultando vinhos de notável aroma e frescura. As castas tintas, pelo contrário, estão localizadas nas zonas mais baixas e solarengas, capazes de criar o stress hídrico essencial para um bom amadurecimento em clima atlântico, produzindo vinhos aromáticos, com acidez, corpo e estrutura muito equilibrados.

Patrocínio

 

Aceda à Receita desta Delícia de Chocolate

https://jornalsabores.com/delicia-de-chocolate/