//Vinho para…Cristas de Galo
vinho para cristas de galo

Vinho para…Cristas de Galo

Um Tinto DOC Óbidos para harmonizar com esta especialidade de Vila Real de Trás-os-Montes.

Pastel doce, especialidade de Vila Real de Trás-os-Montes, deve a sua denominação ao aspeto de “crescente rendilhado” característico em forma de crista. O seu aspeto característico diferencia-o de outros doces.

vinho para cristas de galo

A Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa – Vinhos de Lisboa – sugere para este prato o vinho Adega da Vermelha Grande Reserva tinto 2015.

De certo já ouviu que os vinhos tintos são ótimos para acompanhar os doces conventuais, daí que a escolha tenha recaído particularmente neste DOP Óbidos. Feito a partir das castas Syrah e Touriga Nacional, tem, de ambas, as notas de frutos silvestres maduros, bem como o toque floral da segunda, que, associados aos taninos suaves e ao final de boca prolongado, prometem o “casamento” perfeito com este doce conventual de. Vila Real, criado pelas monjas do Convento de Nossa Senhora do Amparo da Ordem de Santa Clara.

Fundada em 1963, por um grupo de vitivinicultores da região, a Adega Cooperativa da Vermelha está localizada na Vermelha, Cadaval e inserida na Região Vitivinícola de Lisboa.

Com várias marcas no mercado, destaca-se como referência a marca “Mundus”, líder em Portugal no que respeita a Vinho Leve denominação exclusiva dos vinhos de Lisboa. E a recente marca Adega da Vermelha (AV) tem-se vindo a destacar e a conquistar vários prémios, um tipo de vinho mais sofisticado com reconhecimento a nível nacional e internacional. Na Adega, os vinhos regionais e DOC’s vinificam com controlo de temperatura automatizado em cubas de inox. Uma adega virada para o futuro e constantemente procurando a melhoria dos seus vinhos, sendo que são quase pioneiros na produção dos chamados vinhos leves, dos quais resultam os iconónicos Mundus Leve.

Site deste produtor: www.vermelhawineshop.pt

Patrocínio

 

Para conhecer a receita destas empadas típicas de Vila Real de Trás-os-Montes, aceda AQUI:
https://jornalsabores.com/tras-os-montes-cristas-de-galo-vila-real/