Sugestão de vinho para esta receita da Confraria Gastronómica de S. Gonçalo de Aveiro.
Na receita que esta confraria apresentou na biografia do Chefe Silva, destacam-se as recomendações de incluir 75% de ‘brazinos’, tirar a ‘gralheira’ ou ‘ranheta’, usar pó de enguias, fazer uma moira e aproveitar a água da caldeirada para uma sopa.
(‘Explicações’ dos termos usados, no texto da receita, com acesso pelo link no final da página)
Harmonização
A sugestão de vinho para esta iguaria teve em conta que a receita inclui: enguias; batatas; cebolas; alho; salsa; louro; azeite; água, açafrão em pó, gengibre em pó, sal e pimenta.
Por isso, a harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa é o Quinta das Cerejeiras Grande Reserva branco 2018, por apresentar: Frescura, complexidade aromática e acidez, que são os adjetivos que melhor definem este vinho branco feito a partir das castas Vital, Arinto e Chardonnay que reúnem as características ideias para equilibrar a gordura existente neste prato que tem a enguia como ingrediente principal.
Quinta das Cerejeiras Grande Reserva branco 2018
FICHA TÉCNICA
Teor alcoólico – 13% vol.
Acidez total – 6,1 g/l
Classificação – DO Óbidos Grande Reserva
Colheita – 2018
Castas – Chardonnay, Arinto e Vital
Vinificação – As uvas foram colhidas manualmente para caixas de 15 kg em perfeito estado sanitário e de maturação. Após 24 horas em câmara de frio com temperatura controlada (6ºC), foram completamente desengaçadas, em seguida ligeiramente esmagadas e prensadas para obter um mosto frutado e de boa acidez.
A fermentação de metade do mosto de Chardonnay decorreu em barricas de carvalho francês e os restantes (50%) fermentou em cubas de inox com controlo de temperatura (16-18º), durante 21 dias.
Engarrafamento – após 8 meses de fermentação e estágio em barricas de carvalho francês e 4 meses de estágio em cuba de inox.
Aroma – delicado de grande complexidade aromática, com presença de fruta madura bem equilibrada, com notas de baunilha provenientes do seu estágio em madeira.
Prova – muito bem equilibrado na boca, com excelente estrutura e harmonia entre as notas frutadas e a barrica.
Servir a uma temperatura de 12-13º C.
Companhia Agrícola do Sanguinhal (https://www.vinhos-sanguinhal.pt)
Dedica-se também ao enoturismo, de forma a aproveitar as potencialidades de todos os seus espaços. Nesse sentido foram recuperadas adegas, lagares e a destilaria para a realização de eventos (de empresas e de particulares) e para fins turísticos.
A empresa dedicou-se desde sempre à produção e comércio de vinhos. Para o efeito, vinificava separadamente os vinhos da Quinta das Cerejeiras, do Sanguinhal e de São Francisco nas respetivas adegas, tendo no total capacidade (em toneis e balseiros de madeira de carvalho e mogno) na ordem dos dois milhões de litros, divididos entre vinhos de mesa, vinhos licorosos e aguardentes.
Patrocínio:
PARA CONHECER A RECEITA
https://jornalsabores.com/caldeirada-de-enguias/
You must be logged in to post a comment.