//Vinho para… Caldeirada de Bacalhau à moda de Almeirim

Vinho para… Caldeirada de Bacalhau à moda de Almeirim

Sensação de mineralidade e acidez para receita da Confraria dos Gastrónomos de Almeirim.

Para além da famosa sopa da pedra, Almeirim tem outras propostas que destacam os enchidos da região, como se prova nesta receita que a Confraria dos Gastrónomos de Almeirim, incluiu na biografia do Chefe Silva.
A proposta de harmonização tem em conta a composição desta receita: bacalhau, farinheira, chouriça, morcela, batatas, couve portuguesa, cebola, tomates, massa de meada grossa, azeite, sal e pimenta.
E a Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa é o Quinta de Pancas branco que apresenta:
Notas cítricas e sensação de mineralidade e acidez enaltecidas graças às castas Chardonnay, Arinto e Vital que juntam os atributos ideias para manter o equilíbrio face à gordura dos enchidos e do azeite utilizados nesta caldeirada de bacalhau.

Quinta de Pancas branco

DESIGNAÇÃO DE ORIGEM Regional Lisboa

CASTAS – 60% Arinto; 20% Chardonnay; 20% Vital

NOTAS DE PROVA – De cor brilhante citrina com laivos esverdeados apresenta um aroma jovem e intenso com notas de frutos de polpa branca (pera) e sugestões minerais. Na boca revela uma acidez viva e equilibrada. O seu final é longo e persistente onde se confirmam as notas aromáticas.

VINHA – As uvas são provenientes de vinhas jovens da região de Alenquer que exprimem todo o potencial da variedade. Os solos são argilo –calcários neutros de textura fina. Clima temperado húmido com estação seca no verão, de noites frias e seca moderada, apresenta uma fraca influência atlântica mas mantêm um clima mediterrânico.

VINDIMA 2019 – Depois de um inverno seco e quente seguiu-se uma primavera também ela quente e seca. No verão manteve-se a situação de seca com temperaturas mais baixas para a época. As maturações foram mais longas resultando em uvas equilibradas e com taninos maduros e forte potencial aromático. A vindima decorreu entre 2 de Setembro e 9 de Outubrode2019, sem sobressaltos.

VINIFICAÇÃO – As uvas foram selecionadas no ponto ideal de maturação, transportadas para adega, desengaçadas, esmagadas e imediatamente prensadas. Seguiu-se a limpeza do mosto por flotação e fermentação em cubas de aço inoxidável a uma temperatura controlada entre 16-17ºC, durante 4-5 semanas. O vinho estagiou durante 3 meses sobre as borras finas, em cubas de aço inoxidável.

INFORMAÇÃO TÉCNICA – Teor Alcoólico 13% Acidez Total 5,4 g/l

A Quinta de Pancas
Fundada em 1495, a Quinta de Pancas está localizada a 45 km da cidade de Lisboa, junto ao lugar de Pancas, concelho de Alenquer. As terras de Alenquer estendem se entre a Serra de Montejunto e a lezíria da margem direita do rio Tejo.
Com uma área total de 73 hectares, a Quinta de Pancas tem 50 hectares de vinhas plantadas a 35 km do Oceano Atlântico, numa sequência de colinas, vales e planícies, protegidas pela Serra de Montejunto. Deste terroir de exceção resultam vinhos intensos, complexos e elegantes.
A Quinta de Pancas foi pioneira na implementação de castas francesas em Portugal. Na propriedade predominam as variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Touriga Nacional, Chardonnay, Arinto e Vital.

Patrocínio

Cique AQUI para conhecer a RECEITA
https://jornalsabores.com/caldeirada-de-bacalhau-a-moda-de-almeirim/