//Vinho para ‘Bife à Marrare’

Vinho para ‘Bife à Marrare’

Um vinho de Alenquer para um bife criado por um napolitano em Lisboa em finais do séc. XVIII.

Para o ‘Bife à Marrare’ que ombrea com as atuais confeções de bifes feitos em cafés e cervejarias que associam o prestígio e qualidade do seu nome às respetivas confeções culinárias, a proposta dos Vinhos de Lisboa vai para:
O Quinta do Pinto Estate Collection branco 2018

As notas minerais, a acidez viva e a frescura deste vinho são motivo de escolha, para ser servido com este prato, no sentido de “limpar” o palato da gordura do molho, que faz parte desta receita. Feito a partir das castas Viosinho, Fernão Pires, Chardonnay, Roussanne, Chenin Blanc e Arinto, este branco – variedades de uva predominantemente ricas em notas cítricas –, denota estrutura, particularidade que “casa” bem com a carne.

Ficha Técnica
CASTAS: Fernão Pires (20%) Viosinho (20%) Chardonnay (20%) Arinto (15%) Roussanne (15%) Chenin Blanc (10%).
COR: Límpido, amarelo-limão.
AROMA: Intenso e complexo com notas cítricas, fruta de caroço, pêra e de árvore em flor.
BOCA: Sobressaem as notas minerais e de fruta, num vinho bastante estruturado que é balanceado com uma acidez viva, permitindo uma final longo e persistente.
VINIFICAÇÃO: Clarificação por decantação natural durante 3 dias, com battônage nas primeiras 24H, e fermentação por leveduras indígenas em cubas de cimento a temperatura controlada. Estagio do lote nas cubas de fermentação, com battônage frequente. Roussanne Fermentou e estagiou em barricas de 1º uso de 225L e 500L. Produção Integrada. Viticultura Sustentável.
DADOS ANALÍTICOS: Álcool: 13,5% | Acidez total: 5,7g/l | Acidez volátil: 0,30g/l | pH: 3,34 | Açúcar total: <1,5g

 

A Quinta do Pinto
Os objectivos da ‘Quinta do Pinto’ são: conceber um produto marcadamente superior, com as suas castas regionais; dar a conhecer estas castas fora de Portugal, adaptando-as a cada mercado, também através de blends com castas internacionais e divulgar castas internacionais que se expressem de forma diferenciada no terroir da propriedade. Merecem especial referência, dentro paleta de quase duas dezenas de castas, Arinto, Fernão Pires, Touriga Nacional, Tinta Miúda, Aragonez, Alfrocheiro, Marsanne, Roussanne, Viognier, Syrah e Merlot.
https://quintadopinto.pt/

Patrocínio

 

Para saber a história e conhecer a RECEITA deste bife que adquiriu grande prestígio gastronómico entre a burguesia lisboeta, aceda AQUI.
https://jornalsabores.com/estremadura-bife-a-marrare/