Um vinho DOC Óbidos para este prato típico da época da moagem da azeitona.
Bacalhau à Lagareiro, tal como o nome indica, é um prato típico da época da moagem da azeitona, em que nos lagares se procede à prova do azeite novo, não havendo melhor modo de a realizar senão juntando o dourado azeite com o tão apreciado bacalhau.
A Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa – Vinhos de Lisboa – sugere para este prato o Quinta das Cerejeiras Grande Reserva branco 2018.
A combinação das castas brancas Vital, Arinto e Chardonnay resultam num vinho com uma acidez moderada e uma frescura exuberante, a par com as notas cítricas e de fumados da barrica, que conferem complexidade e estrutura a este vinho, com final persistente, em boca. Todos os atributos determinam a sua escolha para combinar com este bacalhau à lagareiro.
A Companhia Agrícola do Sanguinhal dedica-se à exploração de 3 Quintas na Região Demarcada de Óbidos: Quinta do Sanguinhal, Quinta das Cerejeiras e Quinta de S. Francisco.
Localizadas apenas a 40 minutos de Lisboa, representam hoje em dia os vinhos DOC Óbidos mais prestigiados desta empresa que se mantém familiar. É gerida por uma equipa coesa, formada pela nova geração da família Pereira da Fonseca e por um grupo de profissionais empenhados em inovar e, respeitando sempre a história da empresa, ir ao encontro das exigências do mercado atual.
Tanto o processo de vinificação como o engarrafamento têm sofrido modernizações a nível tecnológico, mas continuando sempre a apostar no tradicional estágio em madeira – em barricas de carvalho francês e americano.
A Companhia Agrícola do Sanguinhal dedica-se também ao enoturismo, de forma a aproveitar as enormes potencialidades de todos os seus espaços. Nesse sentido foram recuperadas adegas, lagares e a destilaria para a realização de eventos (de empresas e de particulares) e para fins turísticos.
Site deste produtor: www.sanguinhal.pt
Patrocínio
Para conhecer esta receita iniciada pelas gentes que trabalhavam a azeitona, aceda aqui: https://jornalsabores.com/beira-interior-bacalhau-a-lagareiro-viseu/
You must be logged in to post a comment.