//Vinho na culinária/gastronomia

Vinho na culinária/gastronomia

O vinho na confeção e no acompanhamento das propostas de 18 estabelecimentos de restauração.

Palmela é, sem dúvida, uma referência na produção de vinhos. É, também, um território com excelente gastronomia. E como vinho e gastronomia são uma boa companhia, há que juntar (literalmente) os dois.

Os vinhos integram, cada vez mais, os ingredientes das receitas culinárias. Seja nas marinadas, tirando partido da acidez para amaciar as carnes, seja em algumas das tradicionais caldeiradas de peixe, ou mesmo para dar cor e ajudar a ‘engrossar’ os molhos em estufados de carne.

Atualmente já se percebeu a importância de usar um bom vinho nos cozinhados, tal como se faz questão de incluir outros ingredientes de boa qualidade. Há até quem defenda que deve usar-se na comida o mesmo vinho com que vai acompanhar-se a refeição mas… talvez essa opção dependa preço do vinho em questão.

Quando está em curso mais uma época de vindimas na região os Fins-de-Semana Gastronómicos’ de 27 a 29 de agosto e de 3 a 5 de setembro vão centrar-se nos famosos néctares de Palmela, que enriquecem as propostas culinárias e gastronómicas dos 18 estabelecimentos de restauração do concelho participantes na próxima edição.

São os Fins-de-Semana Gastronómicos do Vinho, que integram o calendário anual do programa ‘Palmela – Experiências com Sabor!’, promovido pelo Município e pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

Dos pratos principais, às sobremesas e bebidas, a oferta é variada, como se percebe por estes exemplos:

Esparguete com Miolo de Camarão, Vinho Branco e Três Pimentas, Camarão em redução de Vinho Moscatel, Coelho à Graciosa ou Coelho à Caçador ao Vinho Tinto maduro, Cabidela de Frango, Frango no Churrasco com Molho de Moscatel, Galinha e Passas de Moscatel ou Asas de Frango Agridoce.

 

E ainda, Bochechas de Porco Preto com Vinho Tinto de Palmela, Tranche de Porco com redução de Vinho Tinto de Palmela, Perna de Porco no Forno com Vinho Branco, Chanfana da Beira com Vinho Tinto de Palmela ou, para uma refeição mais ‘descontraída’  Pizza Palmela – Molho de Tomate, Mozzarella, Galinha e Passas de Uvas Moscatel.

Também há sobremesas eno-provocantes como as ‘clássicas’ Peras bêbedas, Frutos secos caramelizados com Moscatel, Bolo de Chocolate com Moscatel,  Mousse com Moscatel de Palmela ou Gelado de Espumante e Framboesas.

Considere também a possibilidade de bebidas ‘alternativas’ como Sangrias de Moscatel de Vinho Tinto de Vinho Branco de Rosé com Frutos Vermelhos e de Espumante ou ainda Sangria de Moscatel com Maçã Riscadinha e Sangria de Maçãs verdes com Vinho Branco de Palmela.

Para saber onde encontrar o quê, consulte:

https://www.cm-palmela.pt/viver/cultura/agenda-de-eventos/evento/fins-de-semana-gastronomicos-do-vinho-de-palmela