//Vinho do Porto: janeiro ou setembro?

Vinho do Porto: janeiro ou setembro?

Americanos criaram em 2012 comemoração em janeiro, mas IVDP assinala em setembro, desde 2014.

Embora sem grande ‘expressão’, pelo menos visível, sabe-se que o dia 27 de janeiro é assinalado como ‘Dia Internacional do Vinho do Porto’, data ‘criada’ em 2012 pelo Center for Wine Origins, uma instituição dos Estados Unidos da América, da qual o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) faz parte. Ou, pelo menos, fazia nessa altura.

Em 2020 a data de 27 de janeiro foi assinalada no Porto, em Lisboa e no Algarve, apesar de o IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto ‘instituiu’, em 2014, o ‘Port Wine Day’, ou Dia Internacional do Vinho do Porto, assinalado a 10 de setembro.
Eis a resposta, do IVDP, à pergunta: Afinal há duas datas para a mesma ‘celebração’?

“Por indicção do Senhor Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, IP, Professor Doutor Gilberto Igrejas, informamos V. Exa que se confirma que o dia internacional do Vinho do Porto é, oficialmente, o dia 10 de Setembro, data em que, em 1756, o Marquês de Pombal fundou a Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro, com o objetivo de demarcar e regulamentar a região de produção do Vinho do Porto, assinalando as áreas de produção dos melhores vinhos. Este facto, faz do Douro Vinhateiro a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo.”

Por considerarmos não ter ficado suficientemente esclarecida a questão, insistimos junto do IVDP, questionando sobre se o Center for Wine Origins, do qual o IVDP faz parte, ainda mantém o Dia Internacional do Vinho do Porto a 27 de janeiro, ou a data promovida pelo IVDP é agora a única assinalada?
E a resposta foi: “Informamos que a data promovida pelo IVDP é agora a única assinalada.”

A situação de pandemia que vivemos atualmente não permite a realização de iniciativas relacionadas com a data criada pelo Center for Wine Origins, se é que ainda está em ‘vigor’, mas certamente que a 10 de Setembro será convenientemente assinalada a data da fundação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro.

Até lá, mesmo em casa e sem data marcada, podemos sempre saborear um cálice de vinho do Porto.

E até aproveitar para saber saber mais sobre este que é um dos vinhos mais conhecido no mundo, talvez mesmo o mais conhecido depois do Champanhe.
AQUI: http://www.aevp.pt/Vinhos-do-Porto