//Vinho comemora Gastronomia Património

Vinho comemora Gastronomia Património

AMPV assinala 21º aniversário da Gastronomia Património Cultural de Portugal.

Dar continuidade ao sucesso das comemorações do 20º aniversário da elevação da gastronomia portuguesa como ‘Património Imaterial’ promovidas em 2020 é o objetivo da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) em parceria com a Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP).

Sob o mote ‘Gastronomia e Vinho – porque ninguém é feliz sozinho’ um conjunto de municípios associados promovem várias iniciativas entre 24 de julho e 1 de agosto, com o objetivo de contribuir para a promoção da enogastronomia dos territórios. Como refere José Arruda, secretário-geral da AMPV, “ao contrário do que pensávamos em 2020, ainda se justifica que, com as regras que se impõem, voltemos a desenvolver ações que estimulem o regresso ao prazer de socializar harmonizando as relações pessoais na companhia da gastronomia e do vinho”.

A 26 de julho, data em que, em 2000, foi publicada a Resolução do Conselho de Ministro nº 96/2000, que elevou a gastronomia portuguesa a bem imaterial do património cultural de Portugal, a AMPV promove online, uma ‘Emissão Comemorativa’ com apresentação de um conjunto de iguarias tradicionais (descrição e história) dos municípios, com propostas de harmonização e ainda as homenagens que no âmbito da comemoração, estas autarquias promovem a pessoas que tenham contribuído para a valorização e notoriedade da gastronomia e vinhos dos respetivos territórios.

A 31 de julho, uma emissão com o tema ‘Essa coisa das harmonizações’, vai procurar contribuir para ‘descomplicar’ a conjugação entre a gastronomia e os vinhos. Serão apresentados três vinhos para cada uma das cinco iguarias nacionais que estarão na mesa para que um conjunto de especialistas revelem as suas preferências e, sobretudo, as justificações para as respetivas escolhas.

A ‘Emissão Comemorativa’ decorrerá na Taberna do Quinzena em Santarém, numa associação ao 40° Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. Já a emissão sob o mote ‘Essa coisa das harmonização’ acontecerá em ‘Pinhel Cidade do Vinho 2020/21/22’. Ambas as emissões decorrem às 17.30 horas na página de facebook ‘Municípios do Vinho’ e outras redes sociais ligadas aos municípios associados.

A associação que reúne mais de uma centena de municípios com produção vitivinícola, olivícola e corticeira sublinha que o facto de ‘Gastronomia e Vinho’ constituírem já um dos mais importantes produtos da nossa oferta turística e a harmonização entre os dois, uma das ‘experiências’ mais apaixonantes do enoturismo, são as principais razões que levam a AMPV e a ARVP, perante o quase esquecimento da data e da sua importância, a promoverem mais uma vez, com os municípios e Rotas de Vinho suas associadas, um conjunto de atividades que irão decorrer em todo o País, entre 24 de julho e 1 de agosto 2021, como forma de assinalar os 21 anos da elevação da Gastronomia a Património Cultural de Portugal.