//Vinho Carcavelos: mais uma etapa

Vinho Carcavelos: mais uma etapa

Tomaram posse os novos dirigentes da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos.

Os novos órgãos sociais da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos, eleitos no início de fevereiro para o mandato 2019/2021, tomaram posse no passado dia 4 de maio, numa cerimónia realizada no palácio Marquês de Pombal, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

Através da lista única apresentada, passam agora a gerir a atividade desta confraria que tem sede em Oeiras:
CAPÍTULO GERAL (Assembleia Geral) – Mestre Conselheiro: Miguel Pinto Luz; 1º Tabelião: Ângelo Pereira; 2º Tabelião: Alexandre Lisboa.

CÚRIA BÁQUICA (Direção) – Grã-mestre: Elisabete Oliveira ; Cancelário-Mor: Zilda Costa da Silva ; Secretário-Geral: Maria de Lurdes Vaz ; Chanceler: Manuel Machado ; Mestre de Ritos e Cerimónias: Fernando Mesquita.

PROVADORIA (Conselho Fiscal) – Grão-Provador: Miguel Mota Paulino; 1º Provador: José Arménio Neno; 2º Provador: Glória Reino.

Se à ousadia da Câmara Municipal se deve a existência, ainda hoje, deste delicioso vinho licoroso (ou generoso) é justo lembrar o trabalho de promoção e valorização deste produto, que tem vindo a ser desenvolvido por esta confraria. Exemplo disso é a presença de confrades e confreiras nos mais variados eventos e também o excelente trabalho desenvolvido na ‘Loja da Confraria’ onde, para além deste vinho generoso, podem conhecer-se e adquirir-se outras propostas vínicas, acompanhadas por excelentes petiscos.

Recorde-se que o objetivo principal da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos é a promoção do vinho Carcavelos D.O.C. e a colaboração com instituições e organismos – públicos e/ou privados – que intervêm no sector vitivinícola, no enoturismo, na cultura e no património. Outra das finalidades da Confraria é a de contribuir para o estudo, avaliação e implementação das grandes linhas de orientação respeitantes à produção do ‘Vinho de Carcavelos D.O.C.’.

De salientar que a Confraria divulga, nas suas ações, vinho de diferentes marcas produzidos na região demarcada de Carcavelos, designadamente o ‘Villa Oeiras’ e o ‘Quinta dos Pesos’, privilegiando, naturalmente, as referências de Oeiras já que, atualmente, o grande produtor de Carcavelos – senão o único – é a Câmara Municipal de Oeiras que é, aliás o único município de Portugal produtor de vinho.
Nestes ainda breves 10 anos de vida a Confraria do Vinho de Carcavelos já organizou, entre outras ações, um congresso internacional de confrarias enogastronómicas europeias (XIV Congresso CEUCO) e um festival europeu de vinhos. Tem também realizado provas e concursos de vinhos, bem como participado em ações de promoção que visam o incremento da valorização e da comercialização do “Vinho de Carcavelos D.O.C.”, no país e no estrangeiro onde, entre outras, regista presenças em Madrid, Manchester e Copenhaga.