//Vinho: ‘A Vida de um Vinho’

Vinho: ‘A Vida de um Vinho’

Um vinho Reserva 2008, um livro, um CD e quatro pinturas, contam a ‘Vida de um Vinho’, uma iniciativa solidária.

Em 2008 o enólogo Jaime Quendera selecionou as uvas Castelão (70%), Touriga Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon (30%) que haveriam de dar ‘vida’ a um vinho único e exclusivo.
A acompanhar este vinho, uma serigrafia (opcional), um CD com música sob o tema ‘A Vida de Um Vinho’ e um livro que conta o percurso da cepa à garrafa e também os primeiros quatro anos do que se passou ‘fora da garrafa’.

Através deste vinho solidário que deu mote ao projeto denominado ‘A Vida de um Vinho’, ‘acompanham-se’ os quatro primeiros anos da ‘vida’ deste vinho, através de um conjunto de 42 personalidades que foram dando conta de alguns factos que, ano a ano, mais os marcaram.
Assim, enquanto o néctar seguia o seu percurso de vida dentro da garrafa, «cá fora»…
Em 2009: A apresentadora Fátima Lopes referia “a morte de Raul Solnado” e o Chefe de cozinha Luís Baena assinalou ser esse o “Ano Internacional da Batata”.
Em 2010: o então Presidente da República, Jorge Sampaio, registava a entrada em vigor do Tratado de Lisboa com a frase “Quo Vadis Europa?” e o cantor Toy deixou marcado que “no Mundial de Futebol da África do Sul, a seleção portuguesa escolheu como ‘hino’ da sua participação ‘I Gotta Feeling’ dos Black Eyed Peas.
Em 2011: Aníbal Coutinho assinalou “os 100 pontos atribuídos por Robert Parker ao Moscatel de Setúbal” e o Chefe de Cozinha José Júlio Vintém deixou registada a “final inédita da Liga Europa, entre Futebol Clube do Porto e Sporting de Braga, que os Dragões venceram por 1-0”.
Em 2012; O jornalista Paulo Sérgio assinala “a taxa de desemprego de quase um milhão de portugueses” e o selecionador Paulo Bento deixou registado “o desempenho da seleção portuguesa de futebol ao chegar às meias-finais do Campeonato da Europa.

Foram produzidas 1500 garrafas Magnum deste vinho que, em 12/12/2012, foi apresentado pelo seu criador como um vinho com “uma excelente evolução marcada por aromas baseados em frutos pretos e especiarias, taninos presentes mas já macios e completamente integrados, com final volumoso e longo”, potenciando-se uma evolução positiva nos próximos 12 anos (2012 a 2024).
Solidariedade
Toda a receita da comercialização do conjunto garrafa, livro e cd destina-se, integralmente, a projetos de apoio a idosos através da Cáritas e de apoio a crianças carenciadas da região de Setúbal pela União Social Sol Crescente da Marateca, reforçando assim a intervenção positiva da Casa Ermelinda Freitas na sociedade, que faz parte dos objetivos da sua atividade.

A Vida de Um Vinho
– Garrafa de 1,5 lt (Magnum) ‘Reserva 2008’com as castas Castelão (70%), Touriga Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon (30%), com assinatura de Jaime Quendera.
– Um livro da autoria de Amilcar Malhó, que conta a vida deste vinho ‘por dentro e por fora da garrafa’. No final do livro há um espaço para deixar escrita a situação em que aconteceu o ‘final da vida’ deste vinho.
– Um CD com uma peça musical composta pelo Maestro Jorge Salgueiro.
– Cinco pinturas de Mário Rocha, de que resultaram serigrafias e o rótulo da garrafa.

Para aquisição (solidária) contacte:
Casa Ermelinda Freitas em Fernando Pó 2965-595 Águas de Moura
Email: geral@ermelindafreitas.pt
Tel: +351 265 988 000, +351 300 500 435