//Vinhais terá Feira do Fumeiro digital?
fumeiro de vinhais

Vinhais terá Feira do Fumeiro digital?

‘Melhor Alheira do Mundo’ poderá ser o produto sensação da 42ª edição do certame dedicado ao fumeiro.

O presidente da Câmara Municipal de Vinhais mostra-se convicto da realização da quadragésima segunda edição da Feira do Fumeiro, programada para o segundo fim-de-semana de fevereiro. 

fumeiro de vinhais

Uma edição que acontecerá reforçada com a distinção da plataforma ‘tasteatlas.com’, que considerou a Alheira de Vinhais como a melhor do mundo, atribuindo-lhe 4,8 pontos, numa escala de 0 a 5. O autarca destacou a distinção, esperando que a mesma sirva “para melhor vender o fumeiro de Vinhais”.

Quanto à feira que chegou a contar com mais de 80 mil participantes, Luís Fernandes admite que devido à pandemia e pelo segundo ano consecutivo, poderá realizar-se apenas no formato online. Em declarações à Rádio Brigantia, o presidente do município admitiu ter ainda “dúvidas”, mas continua “a manter a esperança de conseguir fazer a feira presencialmente, obedecendo, como é claro, a todas as indicações da Direcção-Geral da Saúde, no caso de ser necessário”.

“Se não for presencial, se não for possível a sua realização com presença física, vamos apoiar os produtores de fumeiro, tal como fizemos no ano passado, com a realização da feira on-line”.

Alheira de Vinhais com 4,8 pontos

A distinção atribuída pela plataforma ‘tasteatlas.com’ (4,8 pontos, numa escala de 0 a 5) poderá – mesmo na edição online – fazer da alheira um produto ainda mais procurado, com Luis Fernandes a sublinhar que este “é o melhor reconhecimento da qualidade do fumeiro de Vinhais e esta distinção chegar antes da feira, é a melhor prova de que vale a pena comprar o fumeiro de Vinhais”. Além disso, prosseguiu o autarca, “deixa-nos muito satisfeitos, porque é uma distinção que valoriza ainda mais este produto de grande importância para o nosso concelho”.

O presidente da Câmara não ficou surpreendido com esta distinção, mas sim “muito contente”, porque “toda a gente que consome ou prova o fumeiro de Vinhais só fala bem”, pois “sente, sabe e reconhece o seu sabor e a qualidade” destes produtos. Além disso, esta distinção “deixa-nos satisfeitos”, uma vez que “a alheira é um dos produtos mais consumidos”.

Fonte: Gazeta Rural