//‘Vinha e Vinho’ na FNA em Santarém

‘Vinha e Vinho’ na FNA em Santarém

56.ª Feira Nacional de Agricultura/66.ª Feira do Ribatejo, de 8 a 16 de junho, no CNEMA.

A temática da Feira Nacional de Agricultura (FNA) de 2019 tem, como refere a organização, “o intuito de realçar um sector que está no topo das exportações a nível mundial e que tem crescido todos os anos com vendas para o exterior superiores a 750 milhões de euros”.

O certame será, assim, “um ponto de encontro para a realização de grandes negócios e uma oportunidade para que marcas e empresas se destaquem neste sector”.

No Salão Prazer de Provar, destacam-se os produtos agro-alimentares, equipamentos, acessórios ou serviços destinados a este mercado, representando o que de melhor se produz no País, com realce para as áreas destinadas aos vencedores dos Concursos Nacionais e ao Portugal Sou Eu.

A Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, que tem como objetivo promover o tecido empresarial e a capacidade económica do Ribatejo é promovida pela Associação Empresarial da Região de Santarém e realiza-se anualmente em junho, em paralelo com a Feira Nacional da Agricultura.

AMPV com espaço próprio

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) apresentar-se-á nesta edição da FNA num pavilhão próprio, onde serão desenvolvidas várias atividades relacionadas com a temática do certame.

A AMPV vai assinalar durante a FNA o seu 12º ano de atividade com um intenso programa que contará com a presença de um grande número de produtores oriundos dos cerca de 80 municípios associados, de todas as regiões vitivinícolas, incluindo Açores e Madeira.

Destaque-se o dia 13 de junho, assinalado como ‘Dia das Cidades do Vinho’, numa evocação dos municípios que até esta data já conquistaram o direito a ostentar o galardão de ‘Cidade do Vinho’ e a associação fará a entrega dos ‘Prémios Prestígio AMPV’ e uma homenagem nacional, a título póstumo, ao Eng.º João Carvalho Ghyra.
Para este dia, no ‘Espaço AMPV’, estão programadas, a colocação das placas do XII Aniversário da AMPV e X Aniversário das ‘Cidades do Vinho’, uma sessão solene para entrega dos ‘Prémios Prestígio AMPV’, seguida da assinatura de protocolo entre as ‘Cidades do Vinho’ e a presença de todas as ‘Rainhas das Vindimas’ de Portugal eleitas.

A Feira Nacional de Agricultura conta, como habitualmente, com um vasto programa de atividades de que se destacam os espetáculos com grandes figuras da música nacional.

Para conhecer todo o programa da FNA/2019: https://feiranacionalagricultura.pt/programa/programa-fna19/