//Vila de Rei: Bacalhau e Azeite são reis de Festival
vila de rei festival

Vila de Rei: Bacalhau e Azeite são reis de Festival

O Festival Gastronómico do Bacalhau e do Azeite está de regresso aos restaurantes de Vila de Rei com a sua décima terceira edição a ter lugar entre os dias 2 e 10 de abril.

Para promover a qualidade dos restaurantes e do azeite locais, volta em abril o Festival do Bacalhau e do Azeite daquele município da Beira Baixa. Depois de dois anos de pausa devido à pandemia da covid-19, a 13.ª edição deste evento volta a contar com a adesão de todos os restaurantes do concelho, com os oito estabelecimentos de restauração a darem o seu saboroso contributo.

De 2 a 10 de abril os visitantes poderão degustar o riquíssimo património gastronómico deste concelho.

Estamos todos empenhados em divulgar o nosso riquíssimo património gastronómico e, dessa forma, continuar a promover a elevada qualidade dos nossos restaurantes, do azeite produzido no nosso concelho e a valorizar a gastronomia local”, referiu o vice-presidente do município de Vila de Rei, Paulo César Luís, em comunicado da autarquia.

“Depois de um interregno de dois anos neste festival, devido à pandemia da covid-19, o município, com a colaboração de todos os restaurantes do concelho, vai voltar a levar a cabo um evento que é já um importante marco no calendário gastronómico da zona centro do país”, concluiu o autarca.

Organizado pela Câmara de Vila de Rei, o evento vai contar com um passatempo, através do qual os restaurantes aderentes vão oferecer uma refeição para duas pessoas, a um dos clientes que adquira um prato de bacalhau durante os dias do festival.

 

Conheça aqui os restaurantes aderentes: http://www.cm-viladerei.pt/index.php/pt/listaeventos/413-13-festival-gastronomico-do-bacalhau-e-azeite

Conheça aqui o ‘Bacalhau à Vila de Rei’ criado para este município pelo Chefe Silva: https://jornalsabores.com/bacalhau-a-vila-de-rei-receitas-dos-amigos-do-chefe-silva/

Vila de Rei – Gastronomia

Vila de Rei é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, região do Centro e sub-região do Médio Tejo. Aqui pode deliciar-se com os enchidos de sabor distinto, queijos frescos e curados e um mel de qualidade inigualável.

Durante a sua viagem gastronómica, poderá provar o sabor da excelência com a prestigiada Sopa de Peixe e, harmonizado pelo azeite da região ‘Produto d’El Rey’, o Bacalhau à Vila de Rei e o lendário Bacalhau à Cobra. A acompanhar as tradicionais migas, saboreie o Maranho e o Bucho Recheado, o Cabrito Assado e ainda o típico Cozido à Vila de Rei.

Os mais curiosos pelos sabores de Rio podem optar pelo Achigã, divinal tanto frito como grelhado, a acompanhar com a Salada de Almeirão.

Esta vila portuguesa tem mesa farta e a doçaria típica não é exceção: o verdadeiro Arroz Doce e o Pudim de Vila de Rei, a Tigelada, cozida em forno de lenha e os tradicionais bolos fintos e broas de mel fazem as delícias dos visitantes.

Fonte: http://www.cm-viladerei.pt/