//Verão leva ao CaisdaVilla sabores da terra e do mar

Verão leva ao CaisdaVilla sabores da terra e do mar

No mês de agosto, o Tomate Coração de Boi do Douro é produto principal.

Durante o mês de agosto, o Tomate Coração de Boi do Douro é produto principal – o CAISDAVILLA associa-se ao Mês do Tomate Coração de Boi do Douro promovido pela organização do Concurso do Tomate Coração de Boi. O tomate é rei e, no CAISDAVILLA, é possível degustar e comprovar a riqueza deste fruto, desde logo em salada, com azeite e flor de sal.

Mas o dueto mar e terra que o chef Daniel Gomes desenhou começa logo nas entradas. As escolhas incluem o carpaccio de vitela maronesa, acompanhado do queijo terrincho e pesto de beterraba, sabores de terra, fortes, que contrastam com a acidez do ravioli de caranguejo real, recheado com mousse de limão e acompanhado de legumes. Ainda para começar, há salada de bacalhau em creme de grão, num misto de frio e morno, e salmão curado com beringela e frutos exóticos, uma proposta a pensar na frescura que o verão pede.

A excelência da carne Maronesa mantém presença na ementa, seja em naco grelhado e guarnição do monte, nispo estufado em vinho tinto ou cachaço confitado com molho de mostarda. Ainda da tradição transmontana, há cordeiro corado com alecrim, e porco Bísaro, agora apresentado numa combinação terra e mar, lombinho grelhado à mistura com amêijoas, espargos, cogumelos e batatas bravas que dão ao prato um toque mais picante.

A garoupa fresca é servida como uma caldeirada desmontada, com a batata da caldeirada, lulas e amêijoas. Acresce a cataplana de lulas frescas que sabe muito bem nesta altura do ano.  O arroz de tamboril é já um clássico da casa, mantendo-se também o polvo grelhado e o camarão tigre com risotto de sapateira.

Seja em pratos de carne ou peixe, os vegetais e frutos da estação, os pimentos, o tomate ou o aipo; a alface jovem, a chicória, a rúcula e os rabanetes, estão muitos presentes.

Nas sobremesas, o afamado pão de ló do CAISDAVILLA continua a ser uma proposta irresistível, mas as alternativas veraneantes são mais do que tentadoras: mil folhas de framboesa, chouquette de maracujá e gelado de tangerina, amoras silvestres com creme de queijo, baunilha e crumble de chocolate ou tábua de queijos portugueses.