Pão com um dia (ou dois) vendido a 50% abaixo do valor habitual do pão do dia.
Com o objetivo de contribuir para reduzir o desperdício alimentar a Auchan vai começar a vender o pão do dia anterior, que pode ser utilizado para culinária, estará bem identificado em loja e será vendido a um preço mais baixo e também os pães com mais de dois dias serão transformados em pão ralado.
Por enquanto a experiência decorre no Jumbo de Guimarães, mas está a ser analisado o alargamento às restantes lojas. O valor de venda de ambas as propostas – pão de culinária e pão ralado – será cerca de 50% abaixo do valor habitual do pão.
O diretor do Jumbo de Guimarães, José Vieira, acredita que esta iniciativa é benéfica tanto para o cliente como para o supermercado. “Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, cerca de um terço de todos os alimentos produzidos anualmente, no mundo, é desperdiçado. Por isso mesmo, queremos ter um papel activo em novas soluções para o desperdício alimentar e estamos a tentar implementar novas medidas nas nossas lojas”, comentou o responsável de loja.
A medida faz parte do projeto ‘Desperdício Zero’ da Auchan, que envolve também a aposta numa oferta comercial que permite ao cliente comprar apenas a quantidade de que precisa (venda avulso). A Auchan tem vindo também a implementar uma gestão operacional mais rigorosa, de modo a minimizar qualquer desperdício, e a formar e sensibilizar os colaboradores.
As parcerias com diferentes associações, doando bens alimentares e não alimentares, integram igualmente as ações integradas no programa ‘Desperdício Zero’.