//Vem aí a Carta Gastronómica da Ovelha Serra da Estrela

Vem aí a Carta Gastronómica da Ovelha Serra da Estrela

A Confraria do Queijo Serra da Estrela quer promover uma Carta Gastronómica e uma Festa dos Produtos da Ovelha Serra da Estrela.

Novos projetos resultam das propostas apresentadas no Capítulo Extraordinário da Confraria do Queijo Serra da Estrela, realizado no final do passado mês de janeiro.

Assim, no sentido da promoção e divulgação dos produtos originários da Ovelha Serra Estrela “e com o objetivo de contribuir para minorar as dificuldades com que os nossos produtores se deparam”, foi proposta a elaboração de uma Carta Gastronómica da Ovelha Serra da Estrela a partir da concretização de um Livro de Receitas com base, nomeadamente, no Queijo Serra da Estrela, o Requeijão Serra da Estrela, o leite de Ovelha Serra da Estrela e o Borrego Serra Estrela.

Foi igualmente proposta a concretização de uma Festa dos Produtos da Ovelha Serra da Estrela, alargando um pouco o âmbito das atuais Feiras de Queijo Serra da Estrela, “um pouco descaracterizadas com a vertente eminentemente comercial que têm, para um evento mais de cariz técnico e cultural que atraiam verdadeiros consumidores e amantes destas jóias da Serra da Estrela”.

Foi ainda considerado essencial, “a sensibilização da população, nomeadamente os mais jovens, para o consumo e conhecimento de todos estes produtos, as suas características, a sua diferenciação relativamente a outros similares, a sua História, o seu enquadramento geográfico, a importância para a Economia local e regional, etc”. Para alcançar este objetivo a Confraria considera importante “arranjarmos parceiros para este desiderato, nomeadamente as Escolas, Escolas de Turismo, Escolas Superiores Agrárias, a Imprensa, etc, bem como fazermos Ações de Formação e utilizando as Redes Sociais para a divulgação de toda esta informação, não apenas com textos mas também com fotos bem explicitas dos nossos produtos e das diferenças relativamente a outros.

Desta ‘reunião magna’ resultou também a aprovação, por unanimidade, do texto final de Revisão de Estatutos e Usanças da Confraria do Queijo Serra da Estrela e foi apresentada uma única lista para os Corpos Sociais desta Confraria para os próximos quatro anos, que foi votada e eleita por unanimidade.

A Assembleia foi informada que o XXX Capítulo irá realizar-se no próximo dia 16 de março em Oliveira do Hospital, durante o qual terá lugar a Tomada de Posse dos novos Órgãos Sociais e a Entronização dos novos Confrades.

Foto Pastor: C. M. Oliveira do Hospital