//Velhotes com Capítulo ‘à beira mar’

Velhotes com Capítulo ‘à beira mar’

Capela do Senhor da Pedra, em Gulpilhares, recebe o XI Capítulo da Confraria Gastronómica dos Velhotes.

A Capela do Senhor da Pedra localiza-se na Praia de Miramar, freguesia de Gulpilhares, concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. É, afirma-se, a única igreja do mundo construída de costas viradas para o mar e, no mar.
E é precisamente este lugar maravilhoso o palco escolhido pela Confraria Gastronómica dos Velhotes para receber, no dia 6 de julho, as confrarias amigas e os seus atuais e futuros confrades.

Para mais uma ‘festa maior’ da confraria que tem como lema: “Uma casinha portuguesa com velhotes sobre a mesa”, estão programadas várias etapas ao longo do dia, das quais destacamos:
A partir das 9 horas – A Receção e ‘Velhote d´honra’; o desfile das Confrarias e convidados, abrilhantado pelos Mareantes do Rio Douro e a ‘clássica’ fotografia da família confrádica no magnifico cenário da Capela do Senhor da Pedra.

A partir das 11 horas – Cerimónia da Entronização e da imposição das Insígnias aos novos confrades e confreiras efetivos e de honra; Apresentação das Confrarias presentes e assinatura do Livro de Honra; Oferta de lembranças às Confrarias e a todas as confreiras e confrades presentes.

Apontamentos Musicais – Vozes Trinadas, Porto na Memória e Alfredo Vieira da Silva, ao saxofone. Momento dos JOVENS de PAISES AFRICANOS de E EXPRESSÃO PORTUGUESA.

Presidente da Câmara Municipal de Gaia envia mensagem

O principal papel da Câmara Municipal, o meu papel enquanto presidente, é saber ouvir as instituições, promover o trabalho em rede e contribuir para a sustentabilidade das entidades que levam o nome do concelho para fora das nossas fronteiras físicas.

Note-se que trabalhar em parceria não implica, antes pelo contrário, que as instituições não reforcem a sua identidade e até a sua especialização.

São as competências próprias e a experiência que permitem a criação de novos serviços e de novas abordagens colaborativas. E o Capítulo Externo da Confraria Gastronómica dos Velhotes é um dos excelentes resultados deste trabalho em rede.

Vila Nova de Gaia é uma cidade do Mundo, aberta à inovação e que tem procurado ser vanguardista na sua forma de atuação e nas políticas que implementa no terreno.

Mas, por outro lado, é uma cidade que vive do seu passado e das suas memórias.

Para que este trabalho tenha sucesso, tem sido imprescindível o apoio das instituições locais, que têm procurado, todos os dias, não deixar morrer costumes, hábitos e sabores que continuam a fazer todo o sentido e a Confraria Gastronómica dos Velhotes é disso exemplo.

Na sua atividade tem sabido envolver, com mestria, a comunidade, promovendo, em paralelo, a afirmação externa da nossa cidade.

Continuem o bom trabalho.

Eduardo Vítor Rodrigues
Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Foto da Capela: Miguel Oliveira