//UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante
vinho verde

UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante

Regressa o evento de promoção do Vinho Verde, UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante, enquanto produto estrela do país.

Depois de dois anos sem se realizar devido à pandemia, o evento regressa ao claustro do Convento de São Gonçalo, de 17 a 19 de junho, com uma edição especial de homenagem a António Lago Cerqueira, percursor na promoção dos vinhos de Amarante, fundador das caves da Calçada e o primeiro a exportar Vinho Verde.

O UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante é um evento de promoção do Vinho Verde enquanto produto estrela do país, no qual será possível provar vinhos verdes, quer de Amarante, quer da restante região demarcada, em estreita ligação com os seus produtores, e também com enólogos convidados.

Amarante tem um protagonismo histórico dentro da região dos vinhos verdes, e o UVVA será um momento de reforço desse posicionamento, de cruzamento entre produtores e consumidores, de combinação dos melhores vinhos com a melhor gastronomia, e da afirmação do caráter distintivo do vinho verde no panorama nacional.

Os participantes poderão disfrutar de um conjunto de momentos especiais, nomeadamente a participação de reputados chefes de cozinha, como Francisco Gomes, António Loureiro e Vitor Matos que irão dinamizar sessões de showcooking, animação por DJs e uma zona lounge para desfrutar das oportunidades gastronómicas.

Durante três dias, a 5.ª edição contará com ‘Conversas sobre o Vinho’ onde se falará de espumantes e pét-nats, de vinhos verdes biológicos e gastronómicos e assistir ao duelo de castas Avesso vs. Azal.

Pela primeira vez, um painel de provadores irá avaliar em prova cega vinhos dos expositores representados, atribuindo aos melhores classificados distinções nas diferentes categorias: Grande Medalha de Ouro UVVA, Melhor Vinho Espumante, Melhor Vinho Branco, Melhor Vinho Rosé e Melhor Vinho Tinto.

O bilhete custa 5€ com oferta de copo oficial, porta-copos e um voucher de 2,5€ para descontar na compra de vinho.

Nos dias 17 e 18 de junho, o UVVA estará aberto ao público das 17h00 às 24h00, e o espaço lounge até às 02h00. Dia 19, o horário de funcionamento será das 17h00 às 22h00.

Promovido pelo Município de Amarante, através da InvestAmarnate, o evento é organizado pela Essência do Vinho e tem como parceiros a Associação de Turismo do Porto e Norte, a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, e o Círculo António Lago Cerqueira.

 

vinho verde

 

 Sobre o UVVA

Realizado pela primeira vez em 2016, o UVVA consolidou-se como um evento vínico de referência em toda a região, reforçando a aposta no vinho verde enquanto produto estratégico de desenvolvimento local e de promoção turística. Ao longo de quatro anos, passaram pelo UVVA cerca de 15 mil visitantes que ficaram a conhecer o melhor que os cerca de 40 expositores de Vinho Verde tinham para oferecer, mas também a gastronomia e a cidade de Amarante. Recorde-se que em 2019, o UVVA homenageou Amadeo de Souza-Cardoso no âmbito do centenário da morte.