//Universidade Itinerante Internacional do Figo da Índia
figo da india

Universidade Itinerante Internacional do Figo da Índia

De 15 a 18 de setembro não perca este evento internacional, que vem posicionar Portugal e os seus agricultores no contexto internacional do Figo da Índia.

A Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira decidiu abraçar, este ano, o desafio de organizar a ‘IV Universidade Itinerante Internacional do Figo da Índia’ em Portugal. Para tal conta com a parceria dos Municípios de Almodôvar e de Mértola e com o apoio de diversas entidades como a Universidade de Évora, Pepe Aromas e o Município de Évora.

O objetivo será reunir em Portugal os maiores especialistas internacionais na cultura da Figueira da Índia, desde investigadores das mais variadas áreas a produtores com décadas de experiência na Cultura.  Este evento decorrerá de 15 a 18 de setembro do corrente ano e terá o programa repartido por três municípios: Évora, Almodôvar e Mértola.

O Programa inclui conferências, mostra de produtos, visitas de campo e a participação de 25 oradores provenientes de 13 países.

Consulte aqui o programa completo: https://sites.google.com/view/univitinerantefigodaindia

 

A importância da figueira da índia

Do ponto de vista ecológico, a figueira da Índia representa um verdadeiro tesouro: complementa-se na perfeição com o seu meio ambiente, fornecendo alimento e proteção à fauna.

É também de referir a grande importância para as zonas de caça que encontram nas tenras palmas e figos, uma importante fonte de alimentação, além da proteção que a própria planta proporciona, principalmente na pré e pós criação, às espécies venatórias, constituindo um elemento de defesa contra os seus predadores, as raposas, javalis, águias, etc.

Também os terrenos são grandemente beneficiados pela presença desta planta que, em plantações ordenadas, constitui uma mais-valia contra a erosão dos terrenos e na proteção dos incêndios.

 

Situação atual em Portugal

O figo da índia oferece inúmeras possibilidades no que se refere à sua transformação e aplicação em vastas áreas da indústria, pelo que é uma cultura atraente desde o ponto de vista económico. Em Portugal nos últimos anos, esta planta tem ganho maior atenção por parte dos investigadores e dos produtores. Em 2011, no Instituto Superior de Agronomia foram desenvolvidos trabalhos experimentais com o objetivo de avaliar as diferentes espécies e variedades existentes em Portugal, bem como a avaliação técnica e económica da implementação de um pomar de figueira da índia no Alentejo.

Tendo em conta o recente interesse que esta planta tem cativado por parte de produtores ou de novos produtores, e com o fim de promover, divulgar e potenciar a sua produção, processamento e comercialização foi constituída em março de 2012, a APROFIP – Associação de Profissionais de Figo da índia Portugueses, que recentemente mudou o seu nome para Opuntia Portugal.

Esta associação foi criada por um grupo de agricultores e apaixonados por esta planta, onde se integraram e fazem parte agricultores e jovens com formação académica, principalmente na área agrícola, mas também investigadores e empresários e tem como objetivo social o apoio técnico, jurídico e outros, aos seus associados, no âmbito da implementação, manutenção, exploração e comercialização da figueira da índia e produtos derivados.

 

Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da Índia

A Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da Índia foi criada em 2014 com o intuito de divulgar, promover e apoiar tudo o que envolva a Figueira da Índia e os seus derivados. Ao longo dos anos tem vindo a desenvolver e a participar em diversos projetos, que vão desde a pesquisa e disponibilização de estudos nacionais e internacionais, participação em feiras e eventos, formação, etc.

Esta confraria é também responsável no projeto Inov@fileiras por coordenar as atividades para a fileira do figo da índia e, como tal, é a entidade que gere a plataforma EFFI.

O projeto EFFI, é um projeto de inovação social ao serviço do desenvolvimento económico e rural, ativo e dinâmico ao nível da animação de rede, da comunicação e da informação especializada para a qualificação da produção nacional do figo da índia e da visibilidade do setor, em termos nacionais e internacionais.

A Plataforma EFFI é uma ferramenta interativa disponibilizada a todos os agentes do setor que pretende disseminar informação sobre a fileira do figo da índia.