//Um ‘cofre forte’ vínico em Santarém

Um ‘cofre forte’ vínico em Santarém

Dezenas de Vinhos ‘com’ Medalhas de Ouro e Prata disponíveis para prova e venda.

Na verdade, se tivermos em conta o número de medalhas de Grande Ouro, Ouro e Prato que premiaram os vinhos presentes na ‘Casa dos Territórios Vinhateiros’ até ao próximo domingo, poderemos pensar numa verdadeira ‘caixa forte’ dos tesouros da vitivinicultura de Portugal.

Até ao próximo dia 13 de junho, durante a 21ª edição da Feira Nacional da Agricultura, a decorrer no Centro Nacional de Exposições em Santarém, vão passar pelo espaço sede da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) dezenas de produtores que apresentam, para prova e venda, os vinhos que produzem, com particular destaque para aqueles que foram premiados no concurso ‘Cidades do Vinho’ – mais de 500 a concurso – e também, mais recentemente, no ‘XIX Concorso Enológico Internazionale Città del Vino realizado em Modena (Itália).

Os vinhos apresentam-se em espaços identificados com os respetivos territórios concelhios de produção e são colocados à prova, com amostras de produtos regionais alimentares, permitindo uma boa conversa explicativa com os técnicos municípios e, em muitos casos, com os próprios produtores.

Festival de Vinhos premiados
No espaço da AMPV está a ser apresentado o ‘1º Festival de Vinhos Premiados’, numa organização conjunta da AMPV e do SmartFarmer, uma plataforma online ‘muito especial’, com largas dezenas de produtos tradicionais, com destaque para os vinhos. E dentro de pouco tempo com um destaque suplementar para a oportunidade de adquirir a preços justos, muitos dos vinhos premiados nos concursos acima referidos.

E porque se considera esta plataforma ‘muito especial’?

Porque o SmartFarmer é um negócio social da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, que tem como principal missão apoiar pequenos e médios produtores agroalimentares – por um lado, alavancando as suas vendas através de uma plataforma online, por outro, criando relações de proximidade e transparência entre estes e os consumidores, sustentadas por uma forte rede de parceiros locais.
Este projeto tem em vista a criação de um sistema alimentar mais são, justo e sustentável.

Mas para saber mais sobre a SmartFarmer e o Festival de Vinhos Premiados’, aproveite a visita à ‘Casa dois Territórios Vinhateiros’, até domingo, dia 13, na Feira Nacional da Agricultura em Santarém.